logo

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 156)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à  vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

Anônimo disse:
Dra eu gostaria de saber o que fazer com uma filha de 18 anos que ainda faz xixi na cama de vez em quando e as vezes não consegue se segurar durante o dia e vasa na calcinha?
RESP: Caro(a) A.

Nestes 18 anos vocês recorreram à ajuda médica ou de outro profissional?
Sugiro que marquem uma consulta com Ginecologista para uma avaliação completa de sua filha, quanto á parte ginecológica e aparelho urinário.
Caso a médica não encontre justificativa para este desconforto de sua filha, ela mesma fará um encaminhamento para o profissional que julgar mais indicado. É importante   buscar ajuda o mais rápido possível porque sua filha ( e vocês todos ) devem ficar aflitos com uma situação delicada que se prolonga por tantos anos. Um suporte psicológico para ela seria também muito oportuno!
Fico a seu dispor e desejo-lhes boa sorte !
Atenciosamente, Mannoun Chimelli 

L. M disse:
Doutora. Estamos casados há seis anos e temos 3 filhos. O mais velho tem cinco anos. Moramos numa casa com três quartos e sempre deixo minha porta trancada quando eu e meu marido temos relações conjugais. Há uma semana por um erro meu, não tranquei a porta e ele entrou no quarto e viu meu marido e eu no meio do ato conjugal. Desde então ele não fala conosco, que fazer?

RESP: Cara L.M.
Situações semelhantes acontecem nas famílias e uma forma de ajudar é tentar ser o mais natural  que se possa, agindo como todos os dias em casa com os filhos, dando tempo ao tempo, sem aflições.
A mãe e o pai façam o que habitualmente fazem, conversem e ajam normalmente com todos à hora do banho, das refeições, da creche ou Escola, chamem para as atividades rotineiras, sem forçar um beijo ou carinho, e respeitem o silêncio dele até que surja uma ocasião propícia. Então ( a mãe ou o pai, um dos dois, mas sempre a sós com o filho , sozinhos ) sem ansiedade mas com muito carinho e delicadeza questionem se ele gostaria de fazer alguma pergunta ou comentário. A resposta deve vir do coração,de forma que ele possa se tranquilizar e não guardar impressões dolorosas, sem entrar em muito detalhe, porque a atitude natural  no dia a dia de vocês até então, fará com que ele reflita que não há dano ou risco para nenhum dos pais nem para ele, filho,naquela cena que viu e que pode já estar se esmaecendo.
 O pai com a mãe em casa sejam normalmente muito delicados ; -  que os filhos vejam que vocês se amam e se respeitam e que amam os filhos! Não se cansem de repetir o quanto eles são queridos, amados e desejados.
Aos poucos as coisas se normalizarão e fica o alerta para cuidarem bem de preservar a intimidade do casal.
Fico a seu dispôr, atenciosamente, Mannoun








2 comentários:

Anônimo disse...

Dra quais são os possíveis males para uma menina que começa a vida de modelo aos 12 anos? Preciso de argumentos para dar a minha filha que sonha em se inscrever nesses programas para se tornarem modelos.

Liana Clara disse...

Sua resposta estará no BLOG na próxima segunda feira, dia 15/10, peço que aguarde .

Postar um comentário