logo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PONTAS DUPLAS - enfrente-as!

Por Maria Teresa Serman

Nós, mulheres, costumamos agir drasticamente em relação às pontas duplas do cabelo - cortamos. Embora aparar o cabelo de vez em quando seja um expediente recomendável, não elimina a causa dessas nossas inimigas, que é a desnutrição dos fios. O que provoca a ponta dupla, e ainda piora?

- abusar de químicas, como alisamento, coloração, descoloração; e de calor excessivo, de secadores ou chapinhas;
- exposição solar exagerada e xampu em excesso, ou de má qualidade - também aqui o menos é mais, e a porca economia é a base da... porcaria, desculpem a linguagem pouco delicada, mas verdadeira.

Como resolver esse problema? Em primeiro lugar, o cabelo reflete a saúde geral. Se você se alimenta mal, seu cabelo continuará opaco e quebradiço mesmo com o melhor xampu do mercado. Evite o sol nos horários nocivos - todos sabemos quais são. Hidrate-se interiormente, ingerindo bastante líquido - o "bastante" significa isso mesmo, de dois a três litros por dia. Crie um hábito, sua pele também agradecerá!

Use produtos com aminoácidos, protetores de cor, hidratantes capilares, e vários óleos mais poderosos: óleo de argan, óleo de abacate, de coco, D-pantol, e, principalmente, um eficaz protetor solar. O verão está próximo e o sol já anda por aí. Seruns, silicones e reparadores de pontas são excelentes, mas, como o nome recomenda, só nas pontas, a não ser que o cabelo todo esteja desnutrido. Se necessário, faça hidratação quinzenal no salão de sua confiança. Há muitas técnicas novas e eficazes, como a queratinização. Ajuda muito.

É importante aplicar protetores e seruns antes da chapinha ou secador, pois, além de proteger o cabelo do calor, este mesmo agirá como potencializador do efeito, pois as escamas do cabelo se abrirão para absorver o produto. Pode-se usar, se o caso for grave, um outro recurso pós-secador ou chapinha, para nutrir ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário