logo

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 110)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. diz: Tenho 3 filhas mulheres, a mais velha de 18 anos acabou de dizer que está grávida, como devo agir para ajudá-la e ao mesmo tempo não deixar que as irmãs pensem que foi algo bom que aconteceu?

RESP:Caro(a) A.
Conversem primeiramente com a filha, expressem seus reais sentimentos pelo que aconteceu,reafirmando que apesar de tudo,seu amor por ela continua o mesmo e que estão dispostos a ajudá-la agora e sempre .

Se não o fizeram ainda, conversem com ela e o namorado e perguntem sobre o que pretendem fazer quanto às suas vidas. O rapaz já tem uma profissão, trabalha, qual sua idade?Vocês conhecem a família? Procurem marcar um encontro com os pais dele e conversem com serenidade sobre como agir doravante.

Sugiro que se não há intenção nem condições de casar agora, que cada qual fique em sua casa e que não vivam como se já fossem casados até que junto com as famílias decidam o melhor para todos.

Em casa, quem sabe uma reunião com as três onde os pais abririam o coração, dizendo o quanto se sentem tristes pelas circunstâncias e os acontecimentos, ao mesmo tempo em que para todos, acolher uma nova vida que surge seja sempre motivo de alegria...

Falem com clareza, simplicidade e sinceridade do quanto desejaram que as sementes plantadas nos corações das filhas com tanto carinho produzissem frutos no sentido de saberem esperar, de saberem se guardar com respeito, estudar e um dia se casarem em condições de bem administrar sua vidas e as vidas que viessem....

Não falem muito, digam que o momento é de cuidar da saúde da gestante e do bebê e que se resguardem de não divulgar a notícia entre familiares e amigos como algo digno de parabéns porque na verdade,vocês estão desapontados com a filha, mesmo que elas comentem o quanto estes fatos hoje são " normais"....Compreender não significa estar de acordo e penso que as outras duas perceberão o sentimento de surpresa e desapontamento dos pais com a atitude da irmã e o que , de fato, esperam e desejam quanto à elas.

Já respondi algumas vezes sobre situações semelhantes aqui no blog e podem consultar para mais ideias.
Rezem muito por tudo e por todos - a oração dos pais pelos filhos é um precioso bem!
Fico às ordens para que falem comigo o quanto desejarem.
Atenciosamente, Mannoun

2 – S. diz: Oi meu nome é S, tenho um filho de 15 anos e agora ele esta me causando um certo aborrecimento. Ele andou tirando notas baixas nas provas e como ele se desinteressou pelos estudos, eu tirei o vídeo game e o computador dele. Foi pior, porque agora, ate aulas ele está faltando. O que eu faço com um adolescente que antes era estudioso e agora não esta mais se interessando nos estudos. Estou apavorada e acabo pensando um monte de coisas ruins...

RESP:Cara Sra S.
Não fique pensando coisas ruins, porque na verdade, o momento é de reunir a família e decidirem como agir com o rapaz. Que pensa o pai? Vocês tem outros filhos? Já foi à Escola e pediu ajuda à Orientadora Educacional ou alguém da Direção?
Conhecem os amigos de seu filho e os familiares deles? Aonde ele vai, quando não vai à Escola?

Creio que não basta retirar computador e videogame, mas levar o assunto mais além, pedindo, por exemplo, ajuda ao Medico da família, para que faça uma avaliação e converse com seu filho que pode estar usando drogas...

Qual a pessoa da família com quem ele se entende melhor? Esta pessoa pode também ajudá-los a buscar um entendimento com ele, conversando, oferecendo talvez um trabalho, uma ocupação, algo que o faça se interessar no momento e afastá-lo de possíveis más companhias.

Recomendo sempre que os pais não deixem de rezar por seus filhos, ao mesmo tempo em que vão tomando atitudes concretas, com calma e serenidade para ajudá-los efetivamente. Aqui neste blog a senhora vai encontrar em outras datas, respostas a situações parecidas com a sua e espero que possam ser úteis.

Uma outra idéia é procurar o Conselho Tutelar de sua cidade e comunicar a situação, caso as outras sugestões não derem o resultado esperado, porque seu filho é menor de idade e pode estar se envolvendo em ações pelas quais os pais serão responsabilizados.
Boa sorte e fico às ordens, Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

Dra minha filha de 17 anos quer colocar um pircing e eu e o pai somos contra, o que posso dizer a ela para que tire esta ideia da cabeça?

Postar um comentário