logo

terça-feira, 18 de outubro de 2011

É hora de acordar!

Por Rafael Carneiro Rocha

O horário de verão chegou e muita gente já está sofrendo com o despertador. Mas o fato é que o modo como acordamos tem muito importância, porque tende a simbolizar qual é a nossa atitude para com o novo dia. Acordar cedo e decididamente sinaliza mais confiança e disposição do que um acordar inconsistente e lamentoso. Aceitamos o novo dia ou o rejeitamos com a nossa vontade de dormir mais? Porém, antes de colocarmos o "Deus ajuda a quem cedo madruga" como uma verdade inabalável, é preciso compreender que existem organismos "diurnos" e "noturnos".

Particularmente, tenho o hábito e a facilidade de acordar cedo, mas não entendo isso especificamente como uma "virtude", porque, de uma forma natural, eu "rendo" mais durante a manhã. Durante as primeiras horas do dia, tenho uma disposição muito maior para atividades que demandam concentração e esforço do que à noite. Depois das 20 horas, eu mal consigo assistir a um telejornal sem cochilar.

Mas na diversidade entre as pessoas, há quem trabalhe muito melhor à noite do que durante o dia. Isso é importante em algumas atividades sociais e profissionais. Nesses casos, os "noturnos", naturalmente, são aqueles que têm muita dificuldade para acordar cedo e não são, necessariamente, pessoas preguiçosas ou indispostas.

Muitos adolescentes têm dificuldade para acordar, conforme foi exposto numa pergunta para a Dra. Mannoun Chimelli, ontem, aqui no blog. A doutora disse que é algo comum, porque eles estão em fase de desenvolvimento e adaptação a um novo esquema corporal. Em relação a esse problema tão comum, eu coloco novamente a discussão, porque eu penso que uma das maneiras para preparar melhor os adolescentes para essa fase de desenvolvimento é incitar nos filhos, desde a infância, o hábito de dormir cedo. Eu penso que o futuro adolescente vai sofrer muito menos com a necessidade de acordar cedo por causa dos compromissos escolares se ele é, hoje, uma criança que dorme as muitas horas de sono necessárias num intervalo do tipo 20h30-06h30.

O que vocês acham? Como isso é vivido em família?

Um comentário:

Patricia disse...

Olá, Rafael!

Tive um caso interessante com meus filhos nesse assunto.

A filha, pulava cedo da cama para ir para o colégio e o filho sempre teve dificuldade para dormir cedo e acordar cedo.

Para uma não houve conflitos nesse aspecto, já que era sua disposição natural. Já o filho, na adolescência tinha insônia algumas épocas e sentia muito ter que se levantar cedo tendo dormido muito poucas horas...com isso, vinha um consequente mau-humor até chegar a metade do dia, quando "acordava completamente", rsssss. Em tempo: no Colégio de São Bento tinha um horário integral.

Em adulto, esse problema se resolveu mais fácil, já que sendo MÚSICO PROFISSIONAL, a coisa mais normal do mundo pra ele é dormir pelas 3 hs da madrugada, após tocar em shows e acordar pelas 10hs da manhã...só que, o dia de trabalho dele também é bastante puxado, dando aulas de música, compondo,fazendo arranjos, ensaiando com banda, produzindo shows e seus cds independentes.

Atualmente, tendo emigrado para o Canadá, diz que os shows lá começam mais cedo e também terminam mais cedo, daí, facilitando um horário melhor de sono. Muitos já dormem enquanto ele está "performing"...o que seria da vida musical noturna se não houvesse essas "aves noturnas" para alegrar especialmente os finais de semana dos outros que procuram a boa música como lazer?

Para nós que rendemos melhor começando o dia mais cedo, é uma DELÍIIIIIIICIA poder deitar cedo sabendo que teremos nossas 8 horas de sono garantidas e que à noite encerramos nosso "expediente ativo"!
Abraço!

Postar um comentário