logo

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Uma brincadeira para fazer com as crianças a partir de 4 anos

Estamos chegando às festas de final de ano e a garotada toda em casa, com as férias escolares. Eles ficam no maior pique, procurando o que fazer e quase sempre nos deixam mais agitadas do que nunca.

Uma boa ideia para ocupa-los é fazendo brincadeiras de perguntas e respostas. Para cada pergunta acertada ganharão pontos e no final os pontos serão somados e o vencedor terá um prêmio como uma fatia de panetone, um chocolate, um saquinho de bala, coisas pequenas, pois as brincadeiras vão se multiplicar. Pois todos vão se esforçar pra ganhar.

Podemos fazer perguntas sobre o Natal: onde nasceu Jesus? Quem é a mãe do menino Deus? Quais animais se encontravam na manjedoura? Quem é o pai adotivo de Jesus? Quais foram os presentes que ganharam dos Reis Magos? Qual foi a primeira roupinha do menino? Porque José e Maria viajaram quase na época do menino nascer? Quem contou para os pastores da região que o menino havia nascido?  Qual é o significado da árvore de Natal, para nós cristãos? De onde surgiu a imagem do Papai Noel? Digam três símbolos do Natal. O que guiou os três Reis Magos até Belém? O que significa a palavra Natal? Qual era o nome de cada um dos Reis Magos? Qual é o significado das luzes acesas na noite de Natal? O que é uma manjedoura? Quem sabe cantar uma música de Natal? Dizer uma comida típica de Natal. E, conforme as idades das crianças poderemos ir dificultando mais um pouco as perguntas.

As perguntas devem ser direcionadas a cada um, assim sendo um não pode dizer a resposta do outro. A brincadeira vai nos ajudar a mantê-los calmos e perto de nós, enquanto vamos fazendo nossas tarefas em casa.

Além de brincar e todos ficarem alegres, vamos ensinando aos filhos tudo sobre o nascimento deste que veio para nos salvar, Jesus Cristo. Eles vão gostar tanto que precisaremos fazer outras séries de perguntas, sobre outros assuntos diferentes.

2 comentários:

Patricia disse...

Grande idéia! Boa sorte pra quem tem os pequenos ainda em casa...a idéia dos cartões de Natal(de blog anterior) feitos por eles tb. funciona muito mesmo!

Liana Clara disse...

Temos que ter muita imaginação quando as crianças estão de férias, assim todos se divertem e ficam mais calmos.

Postar um comentário