logo

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Preparações para o Natal de 2013

Como estamos preparando o nosso Natal? Estamos preocupados se vamos ter o dinheiro necessário para os presentes, para a ceia, com a subida do dólar, o preço do bacalhau, e aí como estamos?

E uma doença inesperada, um roubo, um filho mal na escola, como ficamos? Vivemos com simplicidade e serenidade de filhos de Deus? Confiamos, sendo fieis nas pequenas coisas do dia a dia?

Conseguimos manter a alegria de filhas de Deus? Sem aparatos, sem bater no peito, sem luzes brilhando sobre nós, mas com uma serena alegria, evitando as reclamações pelo calor, pelo aumento da gasolina? O difícil é provar a nossa unidade de vida nesses momentos.

Nós temos o exemplo da sagrada família para imitar, para ser nosso modelo, não queiramos ser maiores do que eles, basta-nos ser como Eles.

Vamos sorrir para nossos filhos e marido, melhorar o clima dentro de nossas casas, desculpar aqueles que nos incomodam ou atrapalham os nossos planos. Precisamos é entender que o sofrimento faz parte da nossa vida, ajuda-nos a sermos corredentores com Cristo. São coisas do nosso dia a dia. Jesus também viveu na sua família de forma comum, ordinária.

Este ano, diremos: Hoje eu recomeço! Preparando um Natal, onde cuidemos também da limpeza da nossa alma, arrumando o nosso coração, limpando os cantinhos escuros que nos impedem de ver o que Deus quer de nós. Às vezes, as sujeiras são os nossos rancores guardados, as tristezas recolhidas, as mesquinharias com pequenas rusgas familiares, e estas sujeiras embaçam o brilho da chegada deste menino Deus. Este é o momento para uma boa confissão.

Nossa alma precisa ficar clara e transparente, e cada uma de nós sabe bem qual será a melhor maneira para si.  Ela deverá ficar como o blindex da nossa porta, para que os outros ao passarem por ela não a vejam, mas sintam o impacto que causa, pela resistência do seu “material”, que no caso da alma, é a FORTALEZA sobrenatural, adquirida com o “Veja multiuso” para almas caprichosas.  Para esta limpeza é preciso saber como vai a nossa tolerância, a paciência, como vai a nossa gratidão, como esta o perdão e a forma de desculpar-nos.

Não podemos nunca desanimar, achar que não adianta fazer mais nada; tudo é possível se somos simples como Maria e confiamos, pondo os meios. Colocando amor nas coisas que fazemos. Deste modo as brigas das crianças serão contornadas, a falta de dinheiro será compreendida e mais tolerada e assim por diante. Usando da mesma certeza da Virgem, a de saber estar cumprindo a vontade de Deus.

Vamos lutar de verdade para vencer-nos pouco a pouco, nas pequenas coisas que nos fazem piores, menos tolerantes, menos alegres, menos agradáveis.

Assim a nossa família chegará a ser como a família de Nazaré. Natural, alegre; filhos sadios, de corpo e alma. Só assim teremos um Santo e Feliz Natal em família.

Um comentário:

Patricia disse...

Ainda dá tempo pra irmos colocando na "lixeira virtual" todos os nossos defeitos, grandes e pequenos, e quando chegar o DIA DE NATAL, a gente já poderá ter "deletado"com nosso esforço pessoal tudo que guardamos na nossa "lixeira" pra podermos nos apresentar na FESTA DO MENINO JESUS com as roupas, mãos e CORAÇÃO bem limpinhos!

Postar um comentário