logo

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 136)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – L. B. diz: Doutora, Meu filho foi assaltado em Niterói e depois disso ficou muito inseguro de pegar ônibus. Meu marido quer que ele passe a levar uma faca na mochila, mas eu fico com receio de que reagir seja bom. Principalmente com faca. Será que spray de pimenta ou outra coisa mais leve é melhor? O que devo fazer?

RESP: Cara Sra .L.B. De fato a senhora tem toda a razão em não querer que seu filho reaja, porque violência chama violência e necessitamos urgentemente de PAZ! Que pena chegarmos a estas situações nas cidades!

Vamos refletir com calma e sugiro que serenamente converse com seu marido, troquem ideias e depois juntos, conversem com seu filho.

Não me parece prudente nem educativo que ele leve na sua mochila qualquer instrumento agressivo, muito menos uma faca, porque não sabemos em que circunstâncias as coisas piores acontecem e cabe aos pais dar aos filhos uma educação positiva, que olhe os seres humanos como pessoas, portadoras de uma dignidade que muitas vezes ignoram. Provavelmente quem assaltou seu filho não recebe de seus pais qualquer noção de valores e respeito... Não podemos nem devemos revidar!

Seu filho vai para a Escola sozinho? Bom é que sempre procure andar com grupos de amigos. Ele faz algum esporte? Participa de algum Grupo Jovem em Igreja? Vocês costumam rezar em casa?

Tem sido uma alternativa saudável que os jovens comecem a aprender alguma das artes de defesa pessoal que além de conferir mais segurança , destreza e prontidão de reflexos ajuda a saber como, quando e de que maneira agir nas diferentes situações, sem agredir e sem usar de violência. Escolham muito bem os professores, que realmente ensinem as artes de bem defender-se e não as agressões.

Fico a seu dispor caso deseja voltar a falar comigo.
Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Aline Maia disse...

Dra gostaria de saber quais são os indícios para suspeitarmos que um jovem está usando drogas? E quais providências tomarmos.

Anônimo disse...

Minha filha tem 9 anos e menstruou pela primeira vez, é normal? Ela só tem 1,45m , é verdade que vai parar de crescer agora que menstruou?

Postar um comentário