logo

terça-feira, 17 de abril de 2012

Brincar de trabalhar

Toda criança adora brincar, mas na hora de arrumar seus brinquedos a preguiça impera. Que tal então transformar o trabalho em brincadeira? Precisamos usar a imaginação para que a garotada aja na hora de acabar uma brincadeira e começar outra, ou até mesmo para encerrar tudo pra estudar, comer ou dormir.

Uma boa ideia é brincar de ver quem recolhe mais brinquedos e põe na caixa mais rápido. Uma competição é uma brincadeira e ao mesmo tempo um trabalho que pode ser um treinamento para matemática, com a contagem dos itens recolhidos, e também um exercício de paciência e perseverança, quando são muitos os brinquedos a se pegar.

Outra brincadeira produtiva é criar um dia para consertar e arrumar os brinquedos. Cada criança vai buscar brinquedos quebrados, que podem ser consertados e vai ver a melhor maneira de arrumá-los. Colocando pernas e braços de bonecas no lugar, as rodas dos carrinhos, criando caixas menores para os brinquedos miúdos e separando os quebrados irreparáveis para colocar no lixo. Neste dia, um bom estímulo é costurar roupas de bonecas, ensinando a pregar botões e a lidar com agulhas e linhas. Assim vamos sempre ensinando através das brincadeiras.

Na hora do preparo das refeições, podemos chamar as crianças para brincar de descascar legumes, catar o feijão, fechar os pasteis com um garfinho, e coisas que não impliquem o uso do fogão. Tudo isso será um bom treinamento para a vida futura, porque cada vez mais a mão de obra doméstica paga está escassa e cara. E se desde pequenos aprendem a fazer brincando, no futuro não acharão esses trabalhos árduos e desagradáveis de fazer.

As crianças precisam ter tarefas dentro de casa, tanto para se sentirem donas da casa também, como para aprenderem a ser úteis! E a valorizarem o serviço do lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário