logo

sábado, 14 de abril de 2012

Dê gelo nos problemas!

Por Maria Teresa Serman

É como o ovo de Colombo: uma coisinha pequena, simples, que passa despercebida, mas tem muitas utilidades, a pedra de gelo. Conhecemos já o poder analgésico e anti-inflamatório do gelo, mas só o utilizamos com frequência para fins ortopédicos e traumáticos. Eis, porém, alguns outros empregos utilíssimos para ele.

- É excelente para tirar manchas de café, vinho ou chocolate. Ponha um pano por baixo da mancha, para absorver o excesso de água, e vá esfregando a pedra de gelo na mancha. Esta vai se desmanchando aos poucos, sem alterar a cor ou a textura do tecido.

- Também é a solução para desgrudar chiclete da roupa. Porém, neste caso, faz-se ao contrário: esfrega-se a pedra de gelo no avesso do tecido. A baixa temperatura vai endurecendo o chiclete, que se solta lentamente.

- Para mal-estar causado pelo calor, tipo dor de cabeça, tontura, pressão baixa, massageie o pulso com uma pedra de gelo. Faz cair a temperatura corporal, melhorando o estado geral.
- Se a geladeira de casa não comporta as bebidas da sua festa, forre o tanque de roupa com jornal, encomende gelo e espalhe-o embaixo e em volta das garrafas e latas, acrescentando ao gelo um quilo ou dois de sal, o que conserva por mais tempo a temperatura, e cubra com mais jornal.

- A dor de depilar a sobrancelha diminui bastante se, alguns minutos antes, você passar um cubo de gelo para anestesiar o local. E repasse depois do processo, para diminuir a vermelhidão, desinflamando.

- Se está atrasada para o preparo da refeição e precisa esfriar um prato com rapidez, é só mergulhar ou emergir um pouco a vasilha com o produto em uma bacia cheia de gelo. E quando cozinhar macarrão ou outro tipo de massa, logo após escorrer transfira para um recipiente frio e mergulhe do mesmo jeito, para estancar o cozimento e a massa ficar al dente.

- Quando calafetar ou vedar qualquer pia, box ou afins, com silicone, arraste por cima uma pedra de gelo antes que seque, pois a película que se forma previne furos e aberturas no lugar.

- Alguém bebeu demais? Sirva (ou beba) um copo de água com bastante gelo, para que a pessoa o beba sentado, repousando um pouco. Melhorará rapidinho, é tiro e queda.

Esses são alguns usos da pedrinha terapêutica e milagrosa. Quem souber de mais dicas, escreva um comentário, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário