logo

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 135)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – C. diz:Como eu posso ajudar minha filha de 14 anos a perder o medo de sair sozinha na rua. Moro no RJ e aqui a violência assusta muito. Mas ao mesmo tempo precisamos levar a vida à diante. Existe remédio pra medo?

RESP: Cara Sra .C.

Em casa vocês assistem os jornais pela televisão? Quais os filmes que a família vê? Há televisores nos quartos? Os temas das conversas giram em torno de situações aflitivas e relatos de violência?

Estes são alguns pontos que necessitam ser revisados especialmente no momento atual entre nós, quando a violência é o tema predominante nos meios de comunicação e quase sem querer todos nos deixamos levar por eles...

As crianças e os Adolescentes que estão em fase de formação, ficam mais suscetíveis sem dúvida, e precisamos agir com firmeza a começar pela família.

A senhora poderia conversar com sua filha, serenamente, mostrando a ela com atitudes concretas e carinhosas, que o medo nos paralisa e impede que reflitamos nas ações que devemos realizar, nos gestos de bondade , compreensão para com os outros, boas leituras, bons filmes, boas conversas, boas amizades...

Procure acompanhá-la onde deve ir por algum tempo e algumas vezes, sem censurar seu medo, mas demonstrando que a compreende e que deseja ajudá-la. Se de todo não conseguir, vale a pena marcar uma consulta com bom profissional da área de psicologia para dar um suporte a ela por algum tempo até que se sinta mais segura e amadurecida.

Vocês tem uma religião? Especialmente, não deixem de recorrer à ajuda de Deus e também dos Anjos da Guarda que todos temos - as pessoas que acreditam em Deus conseguem vencer melhor os momentos de dificuldade!
Fico às suas ordens, Mannoun

2 comentários:

Lilian Beatriz disse...

Doutora,

Meu filho foi assaltado em Niterói e depois disso ficou muito inseguro de pegar ônibus. Meu marido quer que ele passe a levar uma faca na mochila, mas eu fico com receio de que reagir seja bom. Principalmente com faca. Será que spray de pimenta ou outra coisa mais leve é melhor?

O que devo fazer?

Liana Clara disse...

Cara Lilian, sua resposta estará no BLOG na próxima segunda, dia 23/4. Peço que aguarde. Abraços

Postar um comentário