logo

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 134)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 - A. diz: Como fazer para um filho adolescente ter ânimo para fazer suas tarefas. Parece que ele está sempre no mundo da lua.
RESP: Caro(a) A. Não sei a idade do seu adolescente, mas ele(a) faz esportes, estuda, tem amigos, sai com eles ? A falta de ânimo é seletiva para quais tarefas?
Dependo de mais detalhes para esclarecer se a falta de ânimo é algo comum ao Adolescente em determinadas etapas ou se é a manifestação de alguma enfermidade. Ele (a) tem tido acompanhamento médico? Seria oportuno para esclarecer o desânimo e tomar as providências necessárias. Desculpe se não respondi a contento, mas fico às suas ordens, Mannoun


2 – A. diz: Como devo proceder numa consulta médica com minha filha adolescente? Devo entrar junto com ela? O médico é homem e é ginecologista.
RESP: Caro (a) A. A consulta é necessária por alguma razão clínica específica ou é de ginecologia?Foi sua filha quem a solicitou?
Entrar com ela no momento do atendimento depende de alguns fatores, tais como a sua faixa de idade e sua vontade própria assim como depende do próprio médico ( que deve ter uma secretária que o acompanhe ) e da pessoa que vai ou não acompanhar sua filha.
Para não haver desconforto situação embaraçosa, sugiro que procurem marcar consulta com uma médica de sua confiança, se realmente há necessidade de um acompanhamento médico.
Fico a seu dispor, Mannoun

3 – B diz: Como educar uma adolescente de 14 anos que mente para se encontrar com namorado de 18 q conheceu na internet?
RESP: Caro Sr(a) B. Como descobriram a mentira ? Uma atitude positiva seria conversar com ela sem brigar, explicando que se deseja namorar ( e se os pais concordam com o namoro em sua idade, claro ! ) que convide o namorado para sua casa e assim poderão conhecê-lo melhor. Pode ser que ela ( ou ele ) não aceitem, mas o oferecimento cria um clima de abertura pais -filha favorecendo oportunidade de explicar a ela todos os inconvenientes da mentira, que distorce a personalidade especialmente de alguém ainda em formação como ela mesma.
O tema da mentira deverá ser tratado com carinho e em momento de serenidade, entre os pais e a filha. Há muitos argumentos que mostram o quanto a sinceridade e o falar a verdade, são sempre o melhor caminho para uma vida feliz! Procurem mostrar que se o relacionamento deles começa por mentira, geralmente não chegará a bom termo para nenhum dos dois, uma vez que se quebra a confiança... Fico às ordens para voltarem a falar comigo. Mannoun

4 – C. diz: Gostaria de saber algo sobre a síndrome de asperger. Meu marido tem um filho de ele tem 8 anos, com essa síndrome, eu sei que repetem palavras ou situações dos desenhos, para conversar com ele tem que ser olhando nos olhos pois ele dispersa rapidamente etc, só que eu pego no pé do meu marido em relação à educação do filho, pois já percebi que o meu marido não sabe falar não firme com o menino e já percebi que o garoto faz manha quando quer algo para todo mundo dar o que ele quer e minha sogra costuma dizer que o menino é doente. A pergunta é: Como posso distinguir mal criação e quando é da síndrome, pois quando estamos em casa e ele começa a falar para o pai que ele quer fazer tal coisa ou quer algum brinquedo ele quer agora por que ele está mandando? Obrigada
RESP: Cara Sra,C. que bom que deseja ajudar quanto à educação do menino. Ele é filho só de seu marido? A senhora o aceita bem ? Vocês, como casal, tem filhos ?
A Síndrome de Asperger foi diagnosticada por neurologista ? Perdoe as perguntas, mas seria bom esclarecer bem, porque é uma Síndrome da família do Autismo e de diagnóstico relativamente difícil embora haja tratamento e possa ser muito bem acompanhada sempre por um bom neuro - pediatra e equipe, com bons resultados. Como fazer a distinção que a senhora deseja, o próprio médico que acompanha o menino é quem melhor poderá esclarecer, especialmente porque o atenderá juntamente com a senhora e seu marido e os orientará quanto à conduta com ele em casa .
Outras famílias nos consultaram sobre a Síndrome e se desejar veja neste blog as respostas e indicações de sites onde podem ser encontradas várias formas de explicação do que seja e como a família deve proceder. Se acessar o google também terá boas informações e até pequenos depoimentos de pessoas portadoras da Síndrome.
Em todo caso, será sempre importante que a educação desta criança não cause desavenças entre o casal e especialmente não contradiga seu marido ( e peça a ele que também não o faça quando a senhora tiver que tomar uma atitude) para não criar confusão quanto à autoridade na cabecinha do menino . Educação deve ser sempre una, coerente, simples , concreta, clara, para não gerar insegurança nas crianças. Converse calma e serenamente com sua sogra e familiares do seu marido, sobretudo pedindo que não coloquem rótulos de doente na criança, (não o devemos fazer mesmo com aquelas que o sejam) para que não fique com marcas negativas ,nem tenha auto -compaixão e deixe de desenvolver todas as suas potencialidades. Serena, minha senhora,e alegre-se com sua bela missão de educadora ! É um desafio fascinante!
Fico à sua disposição, Mannoun

Um comentário:

Cláudia disse...

Como eu posso ajudar minha filha de 14 anos a perder o medo de sair sozinha na rua. Moro no RJ e aqui a violência assusta muito. Mas ao mesmo tempo precisamos levar a vida a diante.Existe remédio pra medo?

Postar um comentário