logo

quarta-feira, 18 de abril de 2012

De tudo um pouco

Por Maria Teresa serman

Hoje é o dia da "salada mista" de dicas e novidades. O nome fugiu do baú do passado para me relembrar - e a outros da mesma faixa etária - daquela brincadeira de pera, uva, maçã e salada mista. Já nem me lembro no que consistia a salada, era beijo na boca? Uma ousadia tremenda na época, que virou brincadeira perto dos descalabros atuais. Bom, mas isso já é outro assunto, vamos à mistura de ideias e sugestões:

Na saúde, aposte no vinagre de maçã, que pode até ser ingerido sozinho, pois auxilia a reduzir a glicose, emagrece (ajuda) e previne azia e má digestão. A ingestão pura acentua os efeitos do ácido acético que ele contém, acelerando o metabolismo e consequentemente a digestão. É gostoso e mais suave, quem prova não quer outro.

Por falar em dieta, uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais demonstrou que as mães são as principais influências na dieta dos filhos, e também no regime. O exemplo de alimentação equilibrada vem de cima, como os demais, e evita que os filhos tenham problemas de obesidade. Muita água, variedade de frutas e vegetais diariamente, e menos, bem menos, refrigerantes e doces. Não fiquem se sentindo sobrecarregadas com mais essa responsabilidade, mães. Pensem que reverterá em seu próprio benefício, ficarão mais esbeltas.

A tendência da meia estação são as cores da terra: telha ou ferrugem, marrom, cenoura (no verão foi a tangerina, lembram?, agora é um tom mais fechado), dourado, caramelo. É uma vantagem para as louras e morenas pálidas, pois a cor se reflete no rosto, o que não elimina a necessidade de um pouco de maquiagem. Esses tons combinados em roupas e complementos ficam muito chiques, uma pincelada de outono. E claro, "ça va sans dire" (nem é preciso dizer), a maquiagem copia a palheta de cores.

Esmaltes metalizados são o sucesso da temporada, já em lançamentos. Pra quem gosta, tem cinza, verde exército (bem fechado), ouro velho, marrom, tudo com aquele aspecto meio cintilante. As cores são lindas, e há um conjunto (eu comprei) que traz também uma "cobertura fosca", esbranquiçada, não sei como fica, depois eu conto. Cada vidro parece um complexo vitamínico, pois lista um bom número de nutrientes adicionados. Pelo menos não se chama "casco de cavalo", lembram?, aquele produto de nome sutil que prometia unhas inquebráveis...

O sol ainda está forte, mas já se pode correr atrás dos prejuízos que o verão causa na pele, principalmente para prevenir o câncer, que pode sinalizar em forma de pintas escuras ou rosadas. Mesmo as manchas já "de casa" merecem um cuidado, pois podem sofrer mutação. Fiquem atentos para mudanças de cor, coceira e sangramento.

Escrever faz muito bem à mente e à alma (nós somos a prova disso aqui no blog), e registrar opiniões, desabafos e problemas no papel ou na tela funciona como terapia. Manter um blog ou diário melhora a saúde emocional, especialmente dos adolescentes. Só não pode exagerar, xingar os pais, lavar roupa suja on line. Aí a coisa muda de figura. Mas uma choradinha leve tá permitida.

Além das células- tronco fornecidas pela placenta e cordão umbilical, agora se descobriu a importância da polpa dos dentes de leite para fornecer, por exemplo, neurônios para o tratamento do autismo. Parece ficção, mas isso foi demonstrado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Também servirá para inovar no tratamento de cáries. Quem quiser doar acesse projetoafadadodente@yahoo.com.br e receberá instruções de como fazê-lo. O tecido adiposo (gordura) retirado em uma lipoaspiração também tem finalidades terapêuticas para músculos, ajudando no tratamento da distrofia de Duchene, doença progressiva. Antes do procedimento, clique em genoma@ib.usp. br , e fique elegante sendo útil também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário