logo

domingo, 22 de novembro de 2009

Um bom filme para ver com a família: Dom Camillo

Estes dias vi esta sugestão num blog amigo e trago para cá. ( By star filmes)

Eu já li os livros , escrito pelo italiano Giovannino Guareschi, eles oferecem uma agradável visão política, religiosa e de amizade numa época onde as coisas andavam fervendo. época de guerra e de comunismo. E os filmes também são geniais.

Don Camillo é pároco de uma cidade pequena do Norte da Itália onde paixões políticas explodem com violência. Mas homens são sempre homens. O que acontece aqui, não acontece em nenhum outro lugar. Há alguns dias, houve a eleição do novo Conselho da Cidade. Os comunistas ganharam a maioria."
O prefeito Peppone - junto com Don Camillo, antes companheiros, agora adversários, Peppone e Don Camillo só se unem em benefício da cidade. Dentro da Igreja, o pároco de punhos de aço e idéias marotas dialoga com o crucifixo no altar. Mais benevolente que o vigário, o Cristo intercede pelos comunistas quando querem batizar os filhos, tornando-os parte do rebanho de Deus.

Vale a pena ver o filme, mesmo em preto e branco (não encontrei colorido) , sua história é cativante. Vale tanto ver o filme como ler os livros: Don Camillo e os cabeludos, O retorno de Don Camillo, Dom Camillo e seu pequeno mundo... O difícil é encontrá-los sem sem em livrarias de sebo.



2 comentários:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Liana Clara

Eu não esqueci um só de todos os meus amigos aqui, e hoje retorno, depois de muito trabalho com o nosso Site, com os 1000 Sonetos, agora poderei estar ao lado de todos , matando as saudades, que se fazem presente ao presente momento,
passa lá na minha casinha, tem
NATAL
com todos os amigos,
com carinho, Efigênia

Liana Clara disse...

Que bom, Efigênia que esta de volta! Visitarei os sonetos. Cheguei a pouco de viagem e estou colocando a vida em ordem. Beijos Liana

Postar um comentário