logo

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dia dos namorados – aprecie com moderação





Nas famílias modernas esta já é uma data para se preocupar com a garotada pequena. Eles levam a sério a comemoração e querem comprar presentes mesmo sem terem o dinheiro suficiente e vão aos pais para completarem a verba e assim darem vazão ao seu romantismo.

Como tudo tem seu tempo e hora, os pais devem dar o devido valor ao assunto de acordo com a faixa etária de cada filho. Esta também é uma boa ocasião para conversar e dar bons conselhos, falando sobre as conseqüências e fins de um namoro.

O namoro é ocasião para se conhecer, descobrir no outro ou na outra se é de fato a futura cara metade. Isto é a pessoa certa para um futuro juntos, casados.É um tempo para buscar conhecer o outro, ver o que se tem em comum e as diferenças, tempo para aprender a amar.
Amar – verbo muito vulgarizado que perdeu seu verdadeiro sentido e hoje é usado para qualquer sentimento de paixão, luxúria ou até um simples desejo. Nós só amamos de verdade quem conhecemos, quase até do lado do avesso. E este amor é fruto de um trato constante, contínuo e com muita conversa.

Bem, escrevo aqui para quem de fato preza a família, a estes me dirijo agora. A escolha para o futuro é difícil e pessoal, mas como pais devemos dar uma ajudinha.

Um jovem de 14, 15 ou 16 anos é ainda muito novo para namorar e se namora que seja algo bem leve, superficial, por ser ainda muito cedo para pensarem em casar. Deste modo os presentes a comprar também devem ser proporcionais, leves, simples, singelos. Representando apenas a amizade de um pelo outro, sem grandes compromissos.

Aliás, lembrei de um recurso que os garotos usavam e acho que ainda usam: Desmanchavam o namoro nas vésperas das festas pra evitar dar presentes, coisa de garotada mesmo. E isso mostra exatamente como estes namoricos devem ser.

Na adolescência os hormônios influenciam muito e provocam muitas oscilações nos “amores” e ora amam demais e outra odeiam demais. Por esta razão não se pode deixar que eles se joguem de cabeça em cada namoro que entrem.

O namoro não é casamento por isso tem seu nome próprio: NAMORO. Não é definitivo, é justamente um tempo de escolha, tempo de selecionar. Quem já cresceu aprendendo a escolher, com critérios bem formados, passará esta fase bem, e no momento oportuno saberá distinguir quem é a escolha certa, o amor verdadeiro que valha a pena passar o resto da vida juntos.
Portanto os pais digam aos filhos:
“ Namorem sim, mas com moderação”.

4 comentários:

Melissa Junqueira disse...

Oiiiii!

Vc acha que namorado pode beijar na boca? Minha filha eu não deixo transar, mas beijar eu não sei que digo.

bjins

Melissa

Liana Clara disse...

Melissa o importante é você formar bem a sua filha, dando uma educação firme de base, o resto virá naturalmente.
E a liberdade que terão nossos filhos deve ser proporcional a responsabilidade adquirida com o passar dos anos.
Não sei quantos anos e qual é a maturidade da sua filha. Mas tudo tem seu tempo e sua hora, como já disse, você com bom censo e a graça especial que tem da maternidade, conseguirá dizer o certo na hora certa.

Renata Leme disse...

Gostei mil do teu blog!!!!

Sou gaucha e aqui meus filhos e filhas estao dando uma pelea com isto de namorado

parabens para ti pelos textos

Liana Clara disse...

Oi Renata, ou você segura firme agora ou depois não dá mais. Vamos juntar forças e mostrar a garotada o outro lado da vida. Abraços

Postar um comentário