logo

domingo, 14 de junho de 2009

Festas Juninas e Julhinas - Histórias e confecções


De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, típica das danças nobres e que no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo à dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. Não podemos esquecer do cachorro quente e do salsichão na farofa, indispensáveis também.


Tradições
Conta à lenda que Santa Isabel grávida prometeu a Nossa Senhora, acender uma fogueira quando seu menino nascesse, para que soubesse e viesse ajudá-la.. Daí vem festejar o dia de São João, 24 de junho, com fogueira e fogos de artifício.


Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, é comum a simpatia para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”.Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta.
Entre os santos que mais são comemorados durante as festas juninas, Santo Antônio é com certeza o que mais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal.
Esse santo, que normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou realmente conhecido como "casamenteiro” e é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.


São Pedro - 29 de junho

O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele. Como o dia 29 também marca o encerramento das comemorações juninas.

São festas assim que motivam todos a gostar, desde os preparativos até as danças finais. Todos querem ajudar, fazendo lanternas, colando bandeirinhas, arrumando as brincadeiras de bolas nas latas, da boca do palhaço, a dança das cadeiras e de tudo o mais que a imaginação permitir para a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário