logo

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 2)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Quando as meninas menstruam.


1 – Anon. Diz: A segunda menstruação de uma adolescente pode atrasar? Minha filha tem 12 anos e teve uma menstruação de depois ainda não veio outra.

RESP: Até os 16 anos é comum que as meninas não tenham uma menstruação regular: pode vir muitas vezes no mesmo mês, falhar, vir " pingadinha" . Isto porque seus ovários estão iniciando uma atividade nova e podem entrar aos poucos em ritmo regular. Importa que ela aprenda a tomar nota do dia em que a menstruação acontece num calendário e sucessivamente anotar as outras datas de acordo com a ocorrência, par saber contar de quantos em quantos dias sua menstruação acontece. Isto se chama “ciclo menstrual " e ajudará que ela aprenda a saber como seu corpo funciona..Outras dúvidas, estou às ordens.

Filho com corpo bem definido.

2 – A. diz: Qual a dieta saudável para um rapaz de 14 anos que quer ter um corpo definido? Meu filho vive dizendo que eu não faço uma boa refeição pra ele e por isso ele esta balofo. Mas na rua ele come de tudo.

RESP: Ouça A., vale a pena uma consulta com Nutricionista para que mãe e filho se organizem quanto à alimentação, cardápio, horários, alimentos necessários a esta etapa do crescimento. Ajuda muito a gente saber o que é importante e o supérfluo, também quanto a alimentação saudável, não acha? Um abraço, Mannoun

Um filho com TDAH - existe?

3 – MR diz: Qual a sua opinião sobre o TDAH? Tenho um filho de 15 anos que foi diagnosticado aos 12 anos. Ele possui um Q.I. alto, mas não consegue ser organizado e não consegue estudar o que não tem interesse. Lê muito... Suas notas sempre foram excelentes,..... mas quando entrou no FUNDAMENTAL II a exigência de rotina e estudos se fez necessária e com isso ele repetiu o ano. Ele possui todas as características de TDAH, mas não é hiperativo e não apresenta o transtorno de oposição. O pai não entende, diz que é "vagabundagem" e ultimamente ele apresenta todos os tiques nervosos na semana de prova. Fica nervoso ao fazer as provas e se acha incapaz. Já o tirei de uma escola tradicional e coloquei numa alternativa, mas mesmo assim as coisas não melhoraram. Não sei o que fazer...

RESP: Olá, M., há bastantes informações hoje sobre TDAH, uma entidade bem definida, TRATÁVEL, controlável perfeitamente por bons Neurologistas. Se ele já tem um diagnóstico, pergunto se faz tratamento. Muitos pais se afligem com a medicação, dão ouvidos a leigos que contam mil histórias e se descuidam de seguir à risca o que o profissional recomenda.
Os Neurologistas lidam muito bem com o TDAH especialmente se vocês moram no Rio. Há excelentes profissionais a quem podem recorrer e sugiro que o façam com a maior rapidez para poupar seu filho e a família de sofrimento evitável e o seu marido ter explicação concreta do TDAH e saber lidar melhor com o filho! Não se aflijam - ajam com presteza e verão que alegria terão com os resultados. Um abraço e boa sorte! Mannoun

A virgindade

4 – T. diz: Eu queria saber se tem como a pessoa descobrir que ainda é virgem quando for ter relações?

RESP: Olá T., a pessoa deve saber - ela mesma se já teve ou não relações sexuais. Caso tenha dúvidas de ser ou não virgem, como diz, o mais correto é recorrer a uma ginecologista, fazer uma consulta e esclarecer todas as dúvidas.
Fico às suas ordens, Mannoun

Rivalidade entre mãe e filhas:

5 – A. diz: Gostaria de perguntar o porque das filhas adolescentes ficarem com tanta implicância com a mãe? E achar que a mãe agora não sabe mais nada? Como recuperar a imagem com a filha?

RESP: Olá A, sua imagem de mãe não está necessitando ser "recuperada", fique tranqüila ! As filhas geralmente implicam e até por vezes " batem de frente " com as mães, na etapa de identificação com a figura feminina e de certa forma, rejeitam esta necessidade mas isto passa por volta dos 17/18 anos, quando serenam e descobrem seu papel e sua identidade.Quase todas as mães de meninas passam por estes momentos porque são os modelos dos filhos e é então que devem mais estar disponíveis, próximas, serenas, sem aflições no seu papel de mães, seguras de sua feminilidade .
Sorria e tenha calma- adolescência é uma fase da vida, não é a vida... Meu abraço, Mannoun

O piercing em adolescente

6 - C. diz: O que você me diz sobre uma adolescente colocar um piercing no umbigo? Ela tem 14 anos e esta fazendo uma enorme pressão para colocá-lo. Eu sou pai separado e ela fica jogando este assunto de um para outro.

RESP: Boa tarde, C., este modismo do piercing é uma das formas de identificação entre alguns Adolescentes, mas também manifestação de rebeldia, de desejo de chamar a atenção. Converse com a mãe e cheguem a um acordo se consentem ou não para não se deixarem manipular pela filha.
M edicamente não é aconselhável - especialmente no umbigo, por ser porta de entrada fácil para infecções, dependendo também bastante de quem faz e onde é feita esta colocação do piercing.
Volto a insistir em que pai e mãe devem ter uma e mesma posição quanto ao que decidirem, não só neste assunto, mas em todas as reivindicações dos filhos pois que estes necessitam ( e esperam e desejam ! ) firmeza e carinho na educação. Continuo a seu dispor, Mannoun

7 comentários:

Almerinda Slim disse...

Dra Mannoun gostaria de saber se na adolescência final o adolescente já tem a mente de um adulto? Meu filho tem 18 anos e completa 19 este ano, mas ainda acho-o muito indeciso, com muitas dúvidas e manias de adolescente. Isso é normal? Quando deixa de ser normal?

Leila disse...

A minha filha vive ameaçando que quer morrer, como devo agir, eu fico sempre morrendo de medo e nem tenho mais coragem de deixá-la sozinha em casa.

Carmem Raimann disse...

Dra Mannoum, é verdade que um adolescente se apaixona até 70 vezes por mês? Isto é uma característica do adolescente?

Alfredo Lopes disse...

Dra como podemos falar com nossos filhos sobre como agir nos namoros, sobre gravidez e sobre aborto? Esta tudo tão comum e natural entre eles e nos acham sempre caretas. Como vamos convencê-los de que devem se cuidar mesmo?

Anônimo disse...

Entrei aqui por acaso e fiquei feliz em ler estas respostas.Vieram a calhar. Obrigada

Liana Clara disse...

As respostas saem sempre as segundas . Basta procurar nos típicos deste dia da semana.

Liana Clara disse...

Peço a quem quiser fazer novas perguntas faça o seguinte:
Clique em www.negociosdefamilia.com.br e procure a segunda feira mais próxima e faça sua postagem ali. Fica mais fácil para passar a pergunta a Dra Mannoun. Muito obrigada Abraços

Postar um comentário