logo

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Profissão – A escolha dos filhos


É natural que o jovem chegue ao segundo grau, ensino médio, com muitas dúvidas a respeito de qual será a profissão para seu futuro.

Muitos crescem dizendo que querem ser: médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, mas ao verem a gama enorme de profissões que existem, ficam completamente confusos.

A profissão é uma vocação e sendo bem escolhida torna-se um vínculo pessoal para toda vida.
É importante que nós pais coloquemos nossos filhos bem a vontade para sua escolha profissional, porém é bom ajudá-los orientando-os, mostrando a realidade para cada curso que escolham.

Uma coisa boa a se fazer é – quando eles chegam e nos dizem que querem ser isto ou aquilo – pesquisar a respeito e passar para eles a realidade da sua escolha. Isso muitas vezes vai reforçar a escolha e em outras vai fazê-los mudar de opinião e saírem a busca outra vez.

Uma boa dica é entrar em sites de universidades e passar para o filho a grade curricular de curso que ele escolheu, deste modo ele vai se deparar com a realidade de matérias que vai cursar por pelo menos 4 a 6 anos pela frente.


Existem testes vocacionais que ajudam na escolha e também existem palestras em vários centros universitários que também mostram a realidade de muitas profissões.
Tudo isso contribui para que façam uma boa escolha e bem consciente.

Todas as profissões são nobres, porém é preciso que saibam que ao escolher uma estarão abrindo mão de todas as outras, porque toda escolha é assim: Exige renúncia de muitas outras coisas. Decidir sem emoções é importante porque é para toda a vida de cada pessoa.

Uma pessoa decidida, determinada, fiel, na profissão, será também assim na vida familiar.

Quando nos deparamos com um candidato a trabalho com uma carteira de trabalho com muitos empregos registrados de ano em ano, já deixa o empregador de orelhas em pé. Esta pessoa pode ser inconstante e isso não é bom para nenhuma empresa.

As virtudes que desenvolvemos em nossos filhos desde pequenos, afloram nesta idade, onde as decisões passam a ter um peso definitivo ou prolongado em suas vidas. Como a da constância, lealdade e perseverança. É necessário começar e ir até o final em suas escolhas profissionais, dentro do curso universitário que escolham, a menos que isso agrida muito o jovem; se esta decisão foi bem trabalhada, escolhida e estudada, não fica difícil permanecer no curso até o seu final.

Um comentário:

Liana Clara disse...

Semanalmente estamos colocando textos sobre várias profissões. Com o objetivo de ajudar pais e filhos na escolha, esclarecendo dúvidas sobre carreiras.

Postar um comentário