logo

terça-feira, 9 de junho de 2009

A onça não esta, o mato é nosso


Muitos já ouviram este ditado popular, quase sempre se referindo ao chefe no trabalho. Mas como nosso assunto aqui é família, o dito popular ficar restrito aos pais.

A garotada adora aproveitar as saídas, viagens, dos pais para darem umas festinhas, para fazerem exatamente o que não fazem na rotina diária com a supervisão dos adultos em casa.
Conheço uns filhos que sempre dizem isto quando a mãe se ausenta. Mas o objetivo deles é simplesmente poder deixar tudo largado, as tarefas domésticas de lado. E na volta a mãe se surpreende com as inúmeras panelas na pia, com roupas espalhadas por todo o canto e quando o marido fica em casa também, a surpresa é acrescida de panelas sujas e também queimadas!

Como eu estive fora uma semana, pensei encontrar algo semelhante na minha chegada, mas mesmo sem a onça, eles preferiram ter a rotina mantida, pois já viram o quanto é bom ter o lar em ordem e seus cantinhos agradáveis e aconchegantes bem arrumadinhos.

Os filhos de um modo geral criticam muito as mães “cri-cris”, as que vivem pedindo colaboração com a ordem da casa e dizem: “Mãe você esta muito chata!”.
Com o passar do tempo e os filhos crescendo passam a valorizar um ambiente arrumado, podendo até no escuro pegar uma peça de roupa na gaveta ou ir descalços até a cozinha no escuro sem cortar os pés num caquinho e pegar uma água gelada de uma garrafa que não se encheu sozinha!

Voltando a “onça” – realmente é uma curtição ter a casa só pra eles, nem que seja por uma noite ou um dia. Dá gosto de ver a alegria da garotada poder se sentir responsável pela casa e por alguma novidade que possam fazer.Mas não se esquecem das recomendações de todo dia como: - Fechar o gás à noite antes de dormir; - Fechar as janelas a noite pra não entrar mosquitos. E também aproveitar pra ficar acordados até mais tarde, e driblar vendo mais TV e usando mais o computador. Como também poderem sentir um pouquinho de falta dos pais e valorizar suas presenças. Mas o pior é se nem notam que os pais se ausentaram. Vamos nos fazer presentes nos pequenos detalhes que façam a diferença na hora de nos ausentarmos.

Termino lembrando que deixei o blog (a casa aqui) aos cuidados do filho mais velho, como não poderia ser diferente ele fez a festa, colocou as postagens ao gosto dele, trocando os dias e acrescentando fotos, mas posso dizer que gostei mesmo assim. Como a garotada gosta de dizer, direi: Valeu!!

Um comentário:

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

Postar um comentário