logo

sábado, 13 de junho de 2009

Planejamento Familiar – a curto e médio prazo


Quem pensou que eu ia falar de limitação de filhos, errou! Hoje quero falar de planejamento para a família.
Toda família organizada planeja, dentro do possível e de suas possibilidades o que pode fazer durante cada ano.
Comparando a família a uma empresa, vemos que é necessário fazer um cronograma de atividades para calcular gastos, investimentos e cortes para que a família cresça da mesma forma que uma empresa que dá lucros constantes.

É bom fazer um balanço anual para se ter sempre atualizado o cronograma e poder planejar futuros investimentos familiares.

Como o mundo esta vivendo uma crise econômica muito séria e que de jeito nenhum pode ser chamada de “marolinha”, muito menos de “Suriname” , (ops! Falha, do companheiro do Planalto), isto é Tsunami faz-se necessário revermos muitos dos nossos itens programados neste meio de ano.
Julho esta chegando e com ele as férias escolares. Pensamos em viagens, passeios, atividades recreativas e tudo isso requer DINHEIRO.

Então como priorizar o lazer sem descapitalizar? Impossível! A menos que se ganhe na Mega sena, o nosso dinheiro é o mesmo todos os meses, dependendo de alguns investimentos, um pouco mais ou um pouco menos.
Precisamos combinar com os filhos onde gastar e de que forma para que sobre o valor necessário para as férias.

Por exemplo: Como a garotada esta na escola? Precisando de notas? Isso requer aulas particulares extras, logo representam $$$ saindo do bolso. Muitos cursinhos? E as meninas, muito salão de beleza? Mais $$$ indo embora nas pequenas despesas.

Vamos aproveitar a recessão para educá-los nas “vacas magras”, cortando os extras, e começando o “faça você mesmo”. Assim teremos menos saídas de dinheiro e algo mais na poupança.

Neste período do ano é comum aproveitarmos para fazer um check up de rotina nas crianças e verificar como andam os dentes, óculos, flúor, audiometria, exames complementares, etc. Mais um item que deve ser planejado em curto prazo para que não nos pegue desprevenidos e venham mudar nossos planos. Este é um item caro, mesmo tendo plano de saúde.

O inverno também esta chegando ao hemisfério sul e boa ocasião para dar uma olhada no guarda roupa e verificar o que já ficou pequeno ou esta velho demais para agüentar outro inverno, e sair a busca com calma de novas peças de roupas, “garimpando” o bom e o barato das lojas.

Estes são alguns itens para colocarmos no nosso planejamento familiar, cada um vai adaptar as suas necessidades, mas garanto que todos estes fazem parte da vida de toda família.

Numa crise como esta, se soubermos poupar não vai faltar.
É aquela velha história: “Apertem os cintos e boa viagem!” – sem entrar no vermelho, com a ajuda e participação de todos de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário