logo

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cuidar da nossa primeira morada

O útero materno é a primeira residência de cada um de nós. E como devemos cuidar bem da nossa casa, todas, devemos ter muita atenção com este cantinho acolhedor das nossas gestações.

Fazer o preventivo não é o suficiente, é importante também ir com periodicidade ao ginecologista, e executar todos os exames por ele pedidos.

Algumas mulheres acham desnecessária essa ida ao médico, porque não tem nenhum sintoma, mas devemos praticar a medicina preventiva conosco.

Não é necessário chegar ao extremo, da atriz Angelina Jolie, retirando os órgãos que um dia, quem pode saber, poderão ter um tumor maligno ou não. Mas, cuidar, sem neuras, e estar atentas aos sinais que o corpo nos envia.

As mães de famílias numerosas acham que nada vai acontecer porque tiveram vários filhos, mas essa razão não é salvo conduto para nada. A saúde não é matemática pura.  Temos que contar com os imprevistos, e cuidar para que esta parte do corpo tenha a mesma atenção que os olhos, a pressão, a glicose, o colesterol e tantos outros itens que dedicamos tempo e tratamentos.

Quando somos jovens não arrumamos tempo para nos cuidar, o tempo é curto para corrermos atrás dos nossos ideais, dos filhos, do trabalho e de tantas coisas mais que priorizamos pra nós.  Porém, com o passar dos anos o corpo reclama seu quinhão de cuidados.

No meu entender de mãe de família, penso que a alegria e o bom humor ajudam e muito na saúde geral, mas não é suficiente a vida inteira. Sem exageros, devemos cuidar mais de nós, não só da aparência física, externa, mas do nosso corpo como um todo, para que vivamos todos os anos que tivermos que ter, com mais saúde, podendo render muito mais. E ter um bom médico, de nossa confiança já é meio caminho andado para nossa saúde estar em dia.

Uma amiga muito divertida me disse numa ocasião, que antes de entrar na terceira idade ela ia procurar um bom geriatra, com um pré-requisito bem interessante: teria que ser mais nova do que ela uns quinze anos. Assim ela teria a grande possibilidade de ter sua médica ou médico até o final de seus dias.

Achei um bom item pra constar na escolha do meu medico. Pelo menos minha cardiologista é mais jovem. Já o meu obstetra e ginecologista se aposentou pela idade avançada, o que foi uma grande perda pra mim.

Cada uma de nos deve ter seus critérios de escolha, mas que ao escolher sigamos as diretrizes deste profissional que nos atende. A obediência e o respeito são fundamentais para caminharmos na vida com saúde. Pondo os meios, deixemos o restante para que Deus, na sua infinita misericórdia, decida por nós.

Um comentário:

Patricia disse...

Ótimo plano para início de uma VIDA, e continuando sempre até que nosso médico passe a ser um GERIÁTRA! rs rs rs

Postar um comentário