logo

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O casamento e as bodas

A alegria do casamento é algo muito bom para comemorarmos sempre , e as bodas, isto é, a comemoração dos anos que vão se passando, devem ser bem festejada pelo casal. Cada ano tem um nome, para justificar seu tempo.

Um ano de casado é bodas de papel, justamente por ser tão pouco tempo ainda, coisa bem frágil. Assim segue até chegar aos cinco anos de casamento, as bodas de madeira, aí, nesse momento supõe-se que o casal já esteja mais maduro, mais consciente um do outro, logo a mensão a algo sólido, firme, como a madeira.

Dos quinze aos vinte anos de união, o casal costuma passar por novas adaptações, a idade vai aumentando, alguns problemas podem começar a existir, cada um querendo se segurar na juventude que vai começando a desaparecer. Então são as bodas de cristal, belo e frágil e bodas de porcelana, lindíssima e delicada.

Dos 25 anos aos cinquenta, tudo já se fortaleceu, e é normal que sejam anos gloriosos e felizes, tempo de mais atenção e carinho um com o outro. Basta um olhar para o outro saber o que seu cônjuge esta querendo. São as bodas dos metais nobres e das melhores pedras preciosas.

Quem consegue chegar vivo aos cinquenta e cinco anos de casamento feliz, comemora as bodas de esmeralda. Uma linda pedra preciosa, de um valor inestimável, para os conhecedores de gemas. É a união do belo e do atingível  por poucos.

Para uns poucos que conseguem ir mais além, foram reservados os brilhantes e os diamantes, que além de belos tem uma rijeza indestrutível, que só a morte poderá partir esse elo.

Seguem abaixo algumas bodas bem conhecidas. Aproveitemos as datas para comemorarmos bem, o casamento feliz.

1 ano - papel
2 anos - algodão
3 anos - couro
4 anos - linho
5 anos - madeira
6 anos - ferro
7 anos - lã
8 anos - cobre
9 anos - cerâmica
10 anos - estanho
11 anos - aço
12 anos - seda
13 anos - renda
14 anos - marfim
15 anos - cristal
20 anos - porcelana
25 anos - prata
30 anos - pérola
35 anos - coral
40 anos - rubi
45 anos - safira
50 anos - ouro
55 anos - esmeralda
60 anos – brilhante
75 anos - diamante

Nenhum comentário:

Postar um comentário