logo

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Para a educação dos filhos em geral

Desde pequenos até sete anos vamos desenvolver três virtudes básicas: sinceridade, obediência e ordem.

Para os pequenos é fundamental brincar, e se educa ao brincar de arrumar os brinquedinhos, brincar de ajudar, brincar de aprender a servir e partilhar. Então nós pais estaremos exercitando neles  a tolerância – “tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de um grupo determinados, políticos ou religiosos, Indulgência, desculpas, benignidade, respeito para com as opiniões contrárias”.

Essa tolerância exercitada com os pequeninos vai nos ajudar, futuramente, a usá-la com os adolescentes na hora de negociar e decidir. Tolerantes, sem abrir mão do que é essencial, sem parecer fracos demais, indulgentes demais ou intransigentes demais.

Vamos aprendendo a parar para pensar, refletir, ponderar e decidir com firmeza – “solidez, estabilidade, persistência, constância, rijeza, vigor, decisão, determinação, imperturbabilidade..”- Tudo isso somado a uma  boa dose de compreensão – “faculdade de compreender, alcançar com a inteligência, perceber, entender.

As atitudes de tolerância, firmeza e compreensão ajudam a repensar, como se vive com as próprias emoções, e a agir com a inteligência emocional. Podemos dizer não, com calma e boas maneiras, sem alterar-nos, fazendo-nos entender bem.

Conheço-me? Sei me controlar ou disparo, na hora da raiva, todo o “vocabulário” agredindo, descabelando-me e para depois morrer de arrependimento e acabar fazendo tudo o que o filho queria, para compensar minha atitude?

A Dra Mannoum Chimelli diz-nos: “Temos que saber colocar-nos ao alcance e disponíveis para os filhos, isso facilita as atitudes desejáveis com referencia à boa convivência e boa educação. Aliás, é bom rever os encaminhamentos de tantas crianças e adolescentes aos consultórios de Psicologia”. Muitas vezes um “distúrbio psicológico” deveria merecer melhor acompanhamento da educação ”civilizada” que se aprende em casa. Somos seres humanos, seres sociáveis e necessitamos de elementos de boa convivência, como palavrinhas mágicas do dia a dia ensinadas e vividas em família:

“Bom dia, Por favor, Obrigado, Desculpe, sempre às ordens” - vão ajudar muito ao longo de toda a vida!”.

Outra palavra oportuna, no caso de filhos jovens é negociar – Adolescente gosta muito de negociações e funcionam bem com eles. Saber negociar é uma arte, exige de nós muita paciência para contra argumentar, visto que eles são imbatíveis quando querem algo.

Na adolescência precisamos aprender a negociar varias coisas, com relação a limites:  horários, festas, namoros – assuntos que nós pais muitas vezes nos encolhemos ou nos omitimos ou até mesmo delegamos o assunto a outros.

4 comentários:

Gabriely disse...

Adorei, Liana!

Há pouco li um livro maravilhoso sobre educação de filhos: "Enquanto ainda é tempo", da Quadrante! Seu texto vai ao encontro de tudo que li por lá!

Liana Clara disse...

Olá Gaby! Como vai seu filho? Já esta fazendo peraltices? rsrsrs
Esse livro da quadrante é ótimo. É , um brado de alerta para os pais, exigindo uma vida pessoal guiada por altos padrões e conduta exemplar, e depois uma persistência sem desânimos, uma procura dos caminhos mais adequados para cada filho e uma absoluta confiança em que Deus não os deixará sozinhos, como Pai que é tanto dos próprios pais como dos seus filhos pequenos.
Vale muito a pena ler.
Beijos em todos.

Gabriely disse...

Liana, nosso bebezinho já está com 7 meses! Como o tempo passa rápido! Parece que nasceu ontem!!!
É uma linda menina e se chama Catarina... Está mais fofucha e mais sorridente a cada dia que passa! Está entrando na fase das peraltices, rs.

O livro é mesmo excelente. Faz tanto tempo que comecei a ler e ainda faltam um ou dois capítulos, mas já estou recomendando para todas as minhas amigas grávidas - que têm mais tempo livre, rs!

Curioso é que o seu texto e também o livro falam sobre disponibilidade e persistência. Quais são os pais que pensam em oferecer isso aos filhos na atualidade? Rezo todos os dias por todas as famílias... Que Deus guie todas!

Um abraço!

Liana Clara disse...

Olá Gabi, manda uma foto da Catarina, pro meu email. Estou doida pra conhecê-la. Beijos

Postar um comentário