logo

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Uma mulher falando aos filhos e ao marido.

Passei anos e anos cuidando da casa, da família, das crianças, do marido. Fazendo a minha parte com todo o empenho necessário, e se de uns tempos para cá não dou tanta conta do recado, é porque me faltam condições físicas para isto. O que é muito natural, depois de ter dado todo o sumo de mim nestes anos todos.

 Não fiquei como gostaria, atrás de uma mesa trabalhando; meu trabalho foi com muito movimento, carregando muito peso, muito esforço físico e também mental, suprindo  as necessidades dentro de casa: a saúde de cada um, como poderia ser melhor mãe e melhor esposa. Fiz tudo o que pude e sempre lutei para melhorar.

Teria sido tudo bem mais fácil ,se eu tivesse tido apenas um ou dois filhos, trabalhado fora, num escritório, cuidado mais de mim, ao invés de estar sempre com os outros a minha frente. Mas nunca busquei o mais fácil, sempre, reclamando ou não, sempre fiz a vontade de Deus. Até hoje aguento firme todos os trancos que a vida tem me proporcionado. Porque amo minha família.

Talvez se eu recebesse algum rendimento pelo meu trabalho,(não teriam dinheiro suficiente para me pagar), refrescando a memória, lembro-me das muitas coisas que já fiz e, que por ser casada não recebi por isto.

Como o fato de parir seja algo tão antigo e desvalorizado, faz com que ninguém se lembre de quanto isso custa à saúde de uma mulher. Talvez seja por esta razão, que tantos se espantem, e pensem em como é possível ter e criar muitos filhos.  Porque nos dias de hoje, ninguém consegue se imaginar com tantas responsabilidades.

O desgaste de colocar o pão dentro de casa é talvez, bem menor do que manter o pão e a educação, a saúde e o carinho, com todos em casa.

Ser mãe 24 horas é um trabalho para poucos, e ainda ter que acumular a tarefa de esposa, motorista, administradora da casa, babá, recreadora, professora, enfermeira, educadora, psicóloga, confidente, malabarista, artista, cozinheira, faxineira, guarda noturno, tradutora, interprete, etc..., não é mole.
Ser mãe 24 horas de muitos filhos e mulher durante 30 anos, deveria conferir uma aposentadoria que muitos poucos poderiam pagar.

Infelizmente a nossa sociedade é muito machista, mas acho que ser do lar, ou ser mãe é o que há de mais precioso, sem um lar equilibrado o que será da nossa sociedade? Sem uma família estruturada o que acontecerá com a nossa sociedade?

"As mãos que embalam o berço são as mãos que regem o mundo!" – Mas, de certa forma, isso nos responsabiliza muito. Porque afinal, somos responsáveis pela construção do caráter desses pequeninos. E não podemos esquecer-nos de que, uma gama de exemplo vale muito mais que toneladas de conselhos e ensinamentos.

Portanto de agora em diante falem comigo noutro tom, com mais respeito, e lembrem-se que sempre estarão em débito comigo. Pensem bem, também que não tem preço tudo o que fiz por vocês até hoje. E o único pagamento que eu quero é respeito em forma de amor e bom trato.

Texto anônimo

Um comentário:

Patricia disse...

O pagamento pelos nossos "serviços gratuitos" só poderá ser recebido em "Moeda Celeste"! Não há preço que cubra aquilo que se faz com AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO MAIS PRÓXIMO!

Aqui em baixo, com certeza uma boa recompensa seria o RESPEITO, CARINHO E RECONHECIMENTO por todo nosso trabalho no LAR! Ah! Faltam os ELOGIOS, especialmente quando estamos à beira da estafa...e o BOM EXEMPLO deveria vir do MARIDO!

Postar um comentário