logo

domingo, 23 de outubro de 2011

Variações de molhos de tomates

Seguem duas receitas para molhos de tomate. Excelentes em bifes a parmigiana e em panquecas. Pode ser usado também em macarrão ou lasanhas.

Molho de Tomate mais simples

4 tomates bem maduros sem casca
1 cebola branca cortada em cubos pequenos
Sal a gosto
Folhas de manjericão picadas ou de tomilho

Pele os tomates e pique-os, com sementes. Refogue a cebola picadinha no azeite (não deve ser o extra virgem, mas o de lata, que é puro e aguenta altas temperaturas) acrescente um pouco das ervas escolhidas, um pouco de água, o sal, e deixe cozinhar em fogo bem brando por 45
minutos a uma hora. Fica mais espesso, com pedaços de tomate cozidos e amolecidos. Acrescente o restante das ervas e apague o fogo.


Molho de Tomate mais apurado

1 kg de tomate maduro ( do tipo "Débora", que tem mais suco)
Folhas de manjericão picadas ou cortadas com tesoura
6 dentes de alho grandes cortadas em lâminas ( há um cortador de alho
em lâminas muito bom no mercado)
Sal a gosto

Deixe os tomates de molho em água fria (não precisa ser filtrada) por 1 hora, para sair um pouco do agrotóxico da casca. Em seguida, ponha-os para ferver em panela alta, cobertos com água. Devem ficar moles, ferva por alguns minutos. Escorra toda a água, passe no liquidificador ou mixer e coe em peneira não fina. Frite um pouquinho o alho com um terço do manjericão, só dourando as lâminas; então, despeje o purê de tomate. Pingue água e ponha sal, Deixe cozinhar por, no mínimo, 1 hora e meia em fogo bem baixo, para perder a acidez.
Acrescente mais manjericão no meio do processo, e ponha mais água (bem pouquinha) se julgar necessário. Mexa de vez em quando e, ao final, jogue o resto do manjericão e apague. O molho deve ficar encorpado; regule a água de acordo com a densidade do purê.
Este é um molho ao sugo, que pode ser feito à bolonhesa. É só refogar meio kilo de carne moída, sem gordura, junto com o alho. Empregue com massas, em lazanhas e com filé à parmigiana. Pode ser congelado todo ou em partes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Estou conhecendo seu blog...adorei....lições de vida e receitas muito práticas...Estas de molho parecem boas....por favor me esclareça quanto à quantidade de alho...são 6: cabeças ou dentes? será uma questão de linguagem regional? ahahah aguardo...Abraço. Jeane/ SP(aprendiz de cozinheira)

Liana Clara disse...

Cara Jane, obrigada por visitar o nosso Blog, temos todos os dias assuntos novos sobre a família, ou que sirva para ajudar a mesma.
No caso do molho de tomate, houve um engano da minha parte, são 6 DENTES de alho. Aqui no Rio também fazemos esta diferença, entre cabeça ( o alho inteiro) e o dente ( só um gomo da cabeça), rsrsrs
Obrigada pela correção. Com certeza 6 cabeças deixariam o molho bom para vampiros, rsrsrs.
Um grande abraço e visite-nos sempre.

Liana Clara disse...

Só depois de publicar vi que seu nome é Jeane, mais um pedido de desculpas.

Anônimo disse...

Liana...muitissimo obrigada....
Abraço
Jeane/sp (aprendiz de cozinheira, ..e agora, acrescente, também....."SEM NOÇÃO"...rsrsrs, mas não desisto, agora procuro receita rapida, fácil, baratinha, de peixes..Dificuldade? tem que ser low fat, no sugar e no sodium....)
Abs.

Liana Clara disse...

Olá Jeane, visite a nossa parte de RECEITAS, clique na barra superior do BLOG e você pode encontrar muitas receitas bem fáceis. Abraços

Postar um comentário