logo

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Boa notícia: vacina mais eficaz contra tuberculose!

Uma doença que está voltando de forma mais violenta e preocupa muito a todos, pode ser que em breve tenha uma prevenção mais eficaz!

Os pesquisadores do Colégio de Medicina Albert Einstein da Universidade Yeshiva, em Nova York, desenvolveram uma vacina contra a tuberculose que se mostrou potente e segura em estudos envolvendo animais.

A tuberculose mata por volta de 1,7 milhões de pessoa todos os anos e infecta uma em cada três em todo o globo. A vacina atual, a BCG, tem demonstrado ser ineficaz contra a doença. Com cepas resistentes se espalhando, uma vacina que previna a tuberculose é urgente.


Para determinar como a bactéria escapa da resposta imunológica, Jacobs e sua equipe trabalharam com uma espécie muito parecida de bactéria, a Mycobacterium smegmatis, que é letal para camundongos em altas doses, mas não causa problema em pessoas.

Jacobs descobriu que remover o mesmo conjunto de genes da Micobactéria tuberculose matou a bactéria, o que significa que essa bactéria não pode ser manipulada desta forma para criar uma vacina. Mas o especialista encontrou uma maneira de contornar esse obstáculo.
Ele inseriu o conjunto análogo de genes da ESX-3 da Micobactéria tuberculose na Mycobacterium smegmatis sem este mesmo tipo de gene. Os novos micro-organismos foram então injetados nos camundongos, que driblaram a infecção.

O pesquisador chama atenção para o fato de que apenas cerca de um em cada cinco camundongos mostrou essa resposta robusta - indicando que a vacina deve ser aperfeiçoada antes de ser considerada eficiente:

- Nós ainda não sabemos se vai funcionar em humanos, mas certamente é um passo significativo nos esforços para criar uma vacina melhor contra a tuberculose.
Agora é torcer para que os cientistas desenvolvam logo a versão final para seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário