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sábado, 20 de fevereiro de 2010

Li por aí - (5) - 10 razões para uma educação diferenciada para meninos

Encontrei este texto excelente no Blog Escola de Sagres e trancrevo aqui, para que nós pais façamos a escolha da escola de nossos filhos com bastante critério

1. Os meninos aprendem ao seu próprio ritmo de desenvolvimento na Pré-Escola.
Que significa isto? Isto significa que as meninas aprendem a ler antes do que os meninos e costumam fazê-lo melhor na escola sobretudo nos primeiros anos. Em um ambiente de meninos, eles são capazes de se desenvolverem ao seu próprio ritmo. Não são colocados em comparação com as meninas. Não começam sua vida escolar com o sentimento de que estão ficando para trás. Como fruto desta pedagogia, não perdem o interesse pela escola e nem pela leitura.

2. Os meninos amadurecem mais tarde que as meninas física e socialmente.
Uma escola para meninos lhes proporciona um pouco mais de tempo para crescer socialmente. Os protege da pressão da sociedade para que se relacionem com as meninas antes de que estejam preparados. Se lhes evita dedicar tempo tratando de impressionar as meninas, e lhes permite se centrarem mais em suas tarefas escolares e no ser meninos.

3. Os meninos não têm limites em sua energia física.
Os meninos tendem a se relacionar fisicamente com o mundo. O que o Dr. Stephen Johnson chama o "princípio do pau". Quando você vai caminhar por um bosque com meninos, todos, em geral, o primeiro que fazem é apanhar um pau. As meninas não fazem isto. Mas os meninos lhes agrada "tocar" o mundo, se entregam a ele e o exploram fisicamente. É esta energia masculina a que está na raíz da maioria dos problemas de conduta e de disciplina quando são pequenos. Os meninos são mais físicos. Têm que se mover. É mais possível que caiam ou quebrem as coisas. Em uma sala de aula com meninas, este comportamento, que é normal nos meninos, destoa e com frequência parece inadequado ou incorreto. Numa sala de aula para meninos, podemos utilizar e dirigir essa energia masculina e ajudar aos meninos a aprender e a utilizar seu corpo e sua força física. Acabam aprendendo saídas positivas para a sua energia e se centram melhor na aula.

4. Os meninos são essencialmente desordenados.
Isto parece ser um rasgo típico masculino que não muda com a idade. Já em 1800, Thomas Huxley escreveu: "Talvez o resultado mais valioso de toda a educação é a capacidade de fazeres o que tens que fazer, quando tens que fazer, te agrade ou não. Esta é a primeira lição que deves aprender, e entretanto, talvez seja provavelmente a última lição que se aprende". Simplesmente passando por qualquer corredor de um colégio de educação infantil naqueles horários de mudanças de professores ou quando se terminam as aulas se pode ver o exemplo da desorganização dos meninos. Para os homens que tendem a viver mais no momento presente e não tanto pensar no futuro, encontrar os livros no momento adequado, ter os armários organizados, ou ainda chegar na sala de aula com as camisas bem postas pode ser um grande desafio. Infelizmente, os rapazes necessitam uma maior capacidade de organização para ter êxito na escola e na vida. Em uma escola diferenciada para meninos, podemos nos centrar em ajudar a desenvolver essas habilidades através de programas e ter um horário que se dedicará para este fim.

5) Os meninos se tornam mais criativos.
Sabemos que, se lhes damos oportunidade, aos meninos lhes entusiasma criar. Gostam de "lançar-se" à música, à arte, ao teatro e à escrita criativa. A maioria tem um forte lado artístico. Mas em uma escola mista, muitos rapazes simplesmente não escolhem estas atividades. Eles não tentam se unir ao coral da escola por causa de algum estereótipo social equivocado no sentido de que esta atividade não é masculina. Numa escola mista são principalmente as meninas que cantam. Já numa escola diferenciada os meninos podem explorar seu lado criativo sem medo, assumindo riscos e desenvolvendo uma perspectiva mais ampla.

6. Os meninos são grandes líderes
Os meninos podem assumir responsabilidades desde uma tenra idade. Proporcionando-lhes a ocasião, farão tarefas, ajudarão aos outros e conseguirão grandes objetivos. Em um ambiente misto não poderão talvez ter a mesma oportunidade de ser líderes devido ao que falamos anteriormente sobre a energia masculina, ou porque não são tão organizados como as meninas ou dispostos a ser voluntários, por vergonha. A pressão dos companheiros pode impedir que eles se convertam em líderes. Num ambiente diferenciado, não tem escapatória. Têm que assumir todos os papéis. Aprendem a ser líderes e a trabalhar formando parte de um grupo com outros rapazes.

7. Os meninos assumem riscos.
Os meninos tendem a atuar primeiro e pensar depois. Com frequência, assumem riscos sem se dar conta de quais são esses riscos. Isto pode ser bom: algumas das maiores conquistas da civilização começaram com alguém que assumiu um risco. Não se trata de eliminar esta característica masculina. Trata-se de educar e ajudar aos meninos a ter o juízo necessário para que não se prejudiquem ou prejudiquem aos demais.

8. Os meninos fazem grandes amigos.
Que é a amizade para os meninos? Muda à medida que crescem. Amizade é, as vezes, apenas cada menino da sala de aula que lhe ajude a buscar durante o recreio um dente na areia, prometendo-lhe continuar ajudando no recreio seguinte. À medida que os meninos amadurecem, suas amizades são mais profundas. Eis uma lista do que eles dizem sobre a amizade: ser leal, animar, confiar, preocupar-se e ajudar alguém de que se pode depender. O que os meninos aprendem sobre a amizade vai enriquecer suas vidas. Muitas das amizades que se formam nesta fase da vida vai durar toda a vida.

9. Os meninos são divertidos.
Os homens tendem a ter um irreverente sentido do humor. O usam para enfrentar problemas e para relacionar-se. E este sentido do humor começa muito cedo. Os meninos gostam de fazer rir a uns e a outros, e fazem que seus professores riam também. Sempre estão contando piadas, com frequência inconvenientes, ou imitando uns aos outros ou até os seus professores. Em uma escola diferenciada de meninos o sentido do humor está em todas as partes. Quanto mais podemos incentivar esse sentido do humor, melhor lhes prepararemos para as relações com as outras pessoas e para prosperar no mundo real.

10) Os meninos necessitam modelos masculinos.

Os meninos necessitam modelos masculinos para crescerem e se desenvolverem adequadamente. Necessitam homens ao seu redor que lhes mostrem diferentes maneiras de ser homem. Hoje em dia os pais são muito mais ativos na educação de seus filhos do que eram antigamente e isto é bom. Mas, ainda assim, durante os primeiros anos, os meninos passam muito pouco tempo rodeados de homens. Em uma escola diferenciada haverá um número importante de professores homens com distintas habilidades. Alguns deles serão treinadores, músicos, outros terão uma grande paixão pelo teatro ou pela poesia ou pela ciência ou pelo inglês. E estes professores marcarão uma grande diferença em suas vidas. Outra coisa que aprenderão dos professores será como se relacionarem com as mulheres.

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