logo

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 27)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Adolescente que não pára em casa
1 – A. diz: Dra Mannoun, tenho uma filha de 14 anos que se ausenta constantemente de casa para ficar na casa das amigas. O que fazer já que a mãe também trabalha e passa o dia fora de casa? ( feita em 1 de janeiro de 2010)
RESP: Sr. A.,boa tarde ! Quem sabe o senhor conversaria com sua esposa e chegariam a um denominador comum quanto à atitude a tomar em relação à sua filha? Seria muito bom se ambos pudessem alternar os horários de trabalho de modo que ficassem fora nos mesmos horários da Escola da filha porque desse modo, um dos dois estaria em casa à hora em que a filha também está. Isto porque a presença de um dos pais é extremamente importante, em especial nesta fase da vida. Por melhor que se esteja em casa de outrem, não é o mesmo que sua própria casa, com o exemplo, companhia e orientação dos pais.
Apesar das dificuldades, creio que um diálogo sereno com intenção de descobrir caminhos, levará a uma ótima solução para todos.
Boa conversa e bons frutos ! Mannoun
Com 10 anos e não aprende a ler
2 – P. diz: Oi Drª,tenho um filho de 9 anos ( faz 10 o mês que vem),eu vejo meu filho como imaturo uns 4 anos tipo ele tem 10 porém com atitudes de 6,ele me preocupa,pois ao contrario da minha filha que sempre foi madura demais,ela hoje tem 15. Ela alfabetizou com 4 anos e o meu filho até hoje não consegue ler,ele conhece todas as letras porem não entende o que lê. Chama a atenção o tempo todo, ele chupa o dedo, tirei a chupeta dele aos 3 anos (quando ele fez a ultima cirurgia) e ele lamenta até hoje,ainda pede a chupeta, por ele ainda até mama mamadeira, ele quer que eu dê banho,conte historia antes de dormir,brinque de luta com hominhos e carrinhos,isso acho normal, mais ele fala sozinho nas brincadeiras, não fica sozinho, não dorme em quanto não vamos todos dormir, as vezes quando eu trabalho até tarde no computador ele fica dormindo no chão ao meu lado, meu marido o pai dele chama ele para sair,mais ele sempre quer ficar comigo,e eu sou bastante dura com ele, não coloco manha, corrijo ele o tempo todo, digo NÃO e cumpro.Mais ele é muito avançado para o lado sexual, tem hora que ele me sufoca, de tanto que ele chama MÃE. Nossa ele é muito infantil, isso é normal? (feita no dia 21 de setembro de 2009)
RESP:Cara Sra.P, As pessoas são diferentes e os filhos apresentam tempos e maturidades diferentes. A senhora fala em cirurgias realizadas em seu filho, mas não citou quais foram. Pode dar maiores detalhes?
Ele tem, certamente um pediatra - penso que devem ter comentado com ele os assuntos que me relata - e que diz o médico? Chupar o dedo, ainda tomar o leite em mamadeira, não conseguir ler aos 09 anos de idade - algo chama a atenção para algum distúrbio neuropsicológico, que também na Escola já devem ter percebido e encaminhado .Alguém orientou os pais sobre uma avaliação neuro- psicológica? Ou um encaminhamento à Psicopedagoga?
Não permitam colocar rótulos em seu filho nem se impacientem com suas atitudes - ele está pedindo socorro, inseguro e ansioso. Por favor, mande mais detalhes da(s) cirurgia(s) dele, não o corrija tanto, ok?
Um abraço e comece logo a agir quanto às consultas!
Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Lucia Maria disse...

Dra o que me diz de pais que batem em filhos adolescentes? Isso poderia ser levado a juizado de menores para avaliar a conduta desses pais?

Anônimo disse...

Gostaria de perguntar como saber se minha filha faz uso de drogas ou não? Tenho uma filha muito calada de 17 anos e faz tudo sem que eu saiba. E ultimamente anda saindo com um grupo de amigos muito estranhos e volta tarde e não me responde quando pergunto onde estiveram. Devo segui-la ou isso seria tirar a privacidade dela? Muito obrigada por suas ajudas , gosto muito de ler o que responde.

Postar um comentário