logo

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A Formação do Caráter

Hoje ao pegar um taxi tive uma conversa com o taxista, rapaz jovem e com boas idéias, e dentre o que falamos, o assunto era sobre políticos, surgiu então uma afirmação do motorista: “ Todos nós temos um preço”! Imediatamente eu reagi e disse que eu não tinha preço! Então ele veio com a argumentação de que mesmo os bem intencionados ao se depararem com muitas facilidades e dinheiro acabam sucumbindo e vendem-se também. A conversa continuou pelo trajeto todo, mas não consegui demovê-lo das suas idéias.

Ao chegar a casa busquei nos meus guardados uns trechos de uma palestra que ouvi sobre o caráter e coloco aqui. Penso que isso ajudaria a entender melhor a questão de não de ter preço, de ser íntegra a vida toda.


"Na formação do caráter o equilíbrio entre os extremos é difícil. Para cada virtude há dois defeitos por extremos. Entre o tímido e o presunçoso. Entre a faladeira e o taciturno. Entre o precipitado e o lento.

Perguntar-nos se: “Será que eu tenho as virtudes humanas que eu deveria ter?” Seria o mesmo que nos perguntar se: Será que tenho as roupas que deveria ter para receber as jóias da vovó?

Como conseguir esse "guarda-roupa"? - Como as plantas: semente, terra boa e rega.

1) Semente: A nossa semente para construirmos um caráter com virtudes humanas onde são os atos bons repetidos. A semente é igual à repetição de atos bons. Cada ato bom deixa uma marca que acaba configurando a pessoa, quando esses atos são repetidos. É como o pianista que de tanto praticar torna-se exímio e mesmo quando não está tocando sabemos que ele tem aquela qualidade, faz parte dele. Virtude da veracidade, por exemplo: não mentir nunca, nem uma mentirinha inocente, nem na festa, nem em casa. Se uma piada não é boa, então não a repetimos, em hipótese alguma. Quando buscamos a virtude da amabilidade precisamos ser amáveis com o pessoal de casa, ao telefone, com os inoportunos, etc. Se somos laboriosos é porque levamos bem nossas tarefas, caprichamos nos detalhes e acabamos sendo assim. Primeiro a semente da repetição.

2) Depois é preciso que a semente caia na boa terra. Isto é buscar ter uma boa formação, freqüentando lugares onde se praticam o bem e ensinam-se corretamente.

3) A rega é o atuar bem. Não basta o saber teórico. É preciso atuar bem. Atuar bem não só nas grandes questões como nas coisas cotidianas. Atuar sempre bem. A prudência é a virtude que guia o atuar bem. Devemos evitar sempre o mal, inclusive naquilo que é pequeno, corriqueiro.

Quando queremos adquirir virtudes precisamos não ceder nem às pequenas preguiças, fugas, adiamentos.

Que virtudes me faltam? Onde é que tenho que melhorar? Tenho buscado as virtudes que me faltam? Uma prova de que estamos melhorando nas virtudes está contida numa única palavrinha de cinco letras: mudar. Mudar para melhor.

Mudar para melhor é a prova de que se adquiriu virtudes. Não basta só a intenção de querer mudar. Já que estamos no começo do ano vamos nos perguntar, que vou melhorar este ano?

Um bom sinal de onde tenho que melhorar é o que os outros reclamam de mim. O que dizem os filhos, o marido, etc. O que eu tenho que mudar no trabalho, com a sogra, o marido e os filhos. É importante ver os pontos que precisam de mudança e construir as virtudes em volta”.

Depois de lermos estas colocações com certeza concluiremos que com um Caráter bem formado não nos venderemos em hipótese alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário