logo

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Drogas – O maior inimigo da família

Uma das maiores preocupações dos pais atualmente é com o consumo de drogas que esta aumentando . entre os adolescentes e jovens. Nas universidades é corriqueiro entre os alunos e são poucos os que nunca provaram de uma droga ilícita.
Encontrei um texto sobre drogas e achei oportuno colocar aqui para ajudar-nos a reconhecer de pronto cada tipo de droga e seus inconvenientes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica droga como "toda a substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções". O uso constante dessas substâncias pode causar um comportamento compulsivo e a necessidade de aumentar a freqüência do uso, o que caracteriza a dependência.

As drogas sempre existiram e muitas delas foram descobertas e usadas no passado de forma legal no tratamento de problemas psiquiátricos como é o caso da cocaína e do LSD.
Hoje todo mundo sabe que as drogas fazem mal à saúde e que podem causar danos físicos e psicológicos.

O consumidor de droga – A droga no momento em que é utilizada não é uma "droga". A droga parece é boa, causa uma sensação de prazer ou euforia e é aí que mora o perigo. Essa sensação de prazer que faz com que o usuário, sem perceber, aumente a freqüência do uso e quando menos espera, torna-se um dependente químico.

Principais drogas consumidas no mundo:

- Maconha - Droga derivada da planta Cannabis Sativa, na qual o princípio ativo é o THC. A erva é consumida em forma de cigarro chamado de "baseado". Os efeitos psíquicos variam de acordo com a concentração de THC, mas geralmente causa um profundo estado de relaxamento, calma e vontade de rir. Alguns usuários relatam pânico, angústia e letargia. Apesar de ser a droga ilegal mais consumida no mundo, a maconha causa danos a saúde do usuário. Entre os efeitos físicos pode ocorrer avermelhamento dos olhos, taquicardia, diminuição da capacidade respiratória e, em alguns casos, câncer de pulmão.

- Cocaína - Droga originada da planta Erythroxylon coca existente no Peru, a cocaína pode ser utilizada geralmente via intranasal, mas também pode ser consumida por via oral. É uma droga psicoativa que estimula e vicia, causando dependência rápida. Os efeitos físicos são: aceleração ou diminuição do ritmo cardíaco, dilatação da pupila, elevação ou diminuição da pressão sanguínea, calafrios, náuseas, vômitos, perda de peso e apetite são alguns dos efeitos da cocaína.


- Ecstasy - Droga conhecida como a "droga do amor" o ecstasy ou a 3,4
metilenodioximetanfetamina possui efeito estimulante e alucinógeno. É consumida via oral em forma de pastilhas ou inalada em forma de pó. O ecstasy age aumentando a produção de serotonina, (hormônio relacionado ao bem-estar) e diminuindo a reabsorção deste hormônio. Seus efeitos surgem após 20 a 45 minutos e pode causar taquicardia, aumento da pressão sanguínea, secura na boca, diminuição do apetite, dilatação das pupilas, reflexos alterados, vontade de urinar, transpiração excessiva, câimbras. Entre os efeitos psíquicos estão: a sensação de intimidade com as outras pessoas, aumento da comunicação, euforia, libido, autoconfiança e despreocupação.
Em longo prazo, ad droga ecstasy pode causar depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia, perda do autocontrole e dificuldade de memória.

- Crack - Droga derivada da planta de coca, o crack é uma mistura de cocaína, bicarbonato de sódio, amônia e água destilada, no formato de pedras que são fumadas em cachimbos. O crack é mais consumido que a cocaína por ser muito barato e de efeito rápido. É uma droga que vicia muito rápido e provoca danos irreversíveis a saúde. Ocasiona dependência física e morte devido a sua forte ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco.
O crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão, dilatação das pupilas, tremores, excitação. Entre os efeitos da droga estão grande euforia e aumento da auto-estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário