Acreditando que pode unir o seu povo através da linguagem universal do esporte, Mandela apoiou a equipe de rugby Sul Africana, Springbooks, quando, tinha muito poucas chances no Campeonato do Mundo 1995.
Para a maioria das pessoas, a final da Copa do Mundo em 1995, não foi senão um emocionante jogo de rugby. No entanto, para os sul-africanos foi um ponto de inflexão na sua história, uma experiência compartilhada que ajudou a curar as feridas do passado com novas esperanças para o futuro. O arquiteto deste evento transformador foi o presidente do país, Nelson Mandela. Seus protagonistas, os jogadores da equipe sul-Africana de rugby, os Springboks, liderada por Francois Pienaar.
Dirigido por Clint Eastwood, "Invictus" trata o tema com realismo e evitando o chavão de reconciliação e perdão na África do Sul, usando a inspiração e liderança como forma para superar os preconceitos, tendo a final da Copa do Mundo de Rugby de 1995, como um fio condutor.
Liderança e inspiração são as características que unem Mandela e Pienaar, magistralmente interpretados por Morgan Freeman e Matt Damon.
O título Invictus faz referência ao famoso poema Invictus de William Henley, cujos versos finais afirmam:
I am the master of my fate:
I am the captain of my soul.
I am the captain of my soul.
Diretor: Clint Eastwood
Atores: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern, Julian Lewis Jones, Adjoa Andoh, Marguerite Wheatley
Duração: 133 min.
Atores: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern, Julian Lewis Jones, Adjoa Andoh, Marguerite Wheatley
Duração: 133 min.
5 comentários:
Grande filme e espetacular atuação de Morgan Freeman.
Mandela é um estadista e não "Lulla o filho do Barril"
Peço aos nossos amigos e visitantes que não usem palavras grosseiras e nem de duplo sentido. Deixo o comentário acima, como exemplo do que digo.
O filme é de fato muito bom e como sempre o Morgan Freeman é espetacular.
Não entendi o incômodo da autora com a menção ao filme mencionado pela senhora Svetlana Bogunskawya.
É uma forma de humor ao se referir ao atual presidente da república ressaltando o hábito que lhe fez mais conhecido: o culto etílico.
Pedro, aqui buscamos coisas boas para as famílias, e evitamos comentários que possam ser agressivos e ao mesmo tempo possam através do comentário, suscitar interesse por algo que não valha a pena ser visto ou ouvido.
Postar um comentário