logo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Blog amigo – sempre com boas dicas – fora do ar - surpresa!

Ao voltar das férias me deparo com o BLOG amigo Nokiabr fora do ar e fico sabendo da sua história tão absurda.


Imaginem o que a NOKIA fez: ( esta história esta narrada no outro blog amigo – Tatarana):

“Recentemente, um colega blogueiro recebeu uma notificação extrajudicial do escritório de advocacia responsável por defender as marcas da Nokia, para cancelar o blog NokiaBR
Ocorre que o blog sempre foi do conhecimento da Nokia, que desde o início manifestou-se favoravelmente e via com bons olhos a iniciativa, enviando aparelhos para testar, promovendo viagens, eventos e fornecendo releases de imprensa para serem publicados. (aliás eu mesma coloquei aqui uma postagem sobre o dono do blog assistindo o lançamento de um satélite da NOKIA, com tudo pago pela NOKIA em um hotel 5 estrelas na Califórnia)....

No caso em discussão, houve consentimento do titular da marca no uso do domínio NokiaBR, na medida em que a empresa tinha ciência da existência do blog e até o incentivava. Naturamente, a empresa pode retirar o seu consentimento a qualquer momento e, a partir de então, o uso da marca, até então legítimo, passa a ser irregular.

Mas a lição que retiramos deste caso é que, medidas legais na internet, apesar de legítimas e juridicamente amparadas, podem ser muito mais danosas para o titular do direito do que simplesmente deixar como está. Isso porque um dos direitos mais sagrados do internauta é a sua liberdade de expressão, e a censura perpetrada a um blog, ainda que feita de maneira indireta (já que retirar o blog do ar automaticamente retira todo o seu conteúdo) é vista de maneira muito negativa pelos internautas, que replicam o fato com a mesma agilidade e rapidez com que se replica um vírus.

No caso em questão, certamente o cancelamento do blog NokiaBR prejudicou muito mais à Nokia. Segundo o blogueiro, aproximadamente 3.000 pessoas tinham, diariamente, uma visão extremamente positiva a respeito dos aparelhos e serviços da empresa.”

Agora volto com a minha visão sobre o assunto: É lamentável o ocorrido, pois o blogueiro em questão, sem nenhum interesse financeiro, fazia um trabalho excelente onde ajudava a muitos a escolher com facilidade entre os muitos celulares da Nokia. Mas não fiquemos abalados: tudo tem seu lado positivo e podemos tirar alguns proveitos do ocorrido.

Primeiro mostrar aos nossos filhos como é ainda complicado a legislação nos assuntos “internauticos”, em seguida lembrar da direção de um carro. Já explico: a direção é mais elaborada quando praticamos a direção defensiva: planejar antes, verificar o percurso a seguir e as possibilidades de acidentes que se pode ter pela frente. Tudo isso ajuda a ter uma viagem mais tranquila; do mesmo modo, na direção de um BLOG ou de outra página pública precisamos agir assim. Outra coisa boa a se tirar desta atitude da empresa de celulares, é que podemos sempre obter um BEM maior de toda situação adversa: Com isso o nosso amigo blogueiro, em novo blog, o ZELETRON, nos dará muito mais informações sobre celulares, sendo que de muitas outras marcas, abrindo assim um campo bem maior de sugestões a comprar.

Parabéns José Antonio, por sua atitude correta diante do assunto e pelo seu novo blog. As famílias agradecem sua ajuda, pois no momento de escolher um celular para cada filho, sempre é bom poder contar com essa seleção já esquematizada e escolher o que mais convier a família, em preço e qualidade e serviços oferecidos. Continue na linha sobre celulares também, além de ampliar nossos conhecimentos nos assuntos sobre computadores.

Um comentário:

Maria da Penha e Carlos disse...

É imprecissionante a falta de carater dessas pessoas. Eu lamento que isso tenha acontecido e espero que o blogueiro amigo volte com celulares de todas as marcas, mostrando até mais oportunidades.
A Nokia agiu mal, devia se reratar em público.

Postar um comentário