logo

segunda-feira, 23 de março de 2015

Uma viagem pra família – Portugal – parte 1

Para quem teve seus ancestrais na Santa Terrinha, (e até para os que não tiveram), ir a Portugal é um ótimo passeio.

Em primeiro lugar a facilidade em se falar a mesma língua é um grande incentivo, mesmo com as diferenças em uso de termos tipicamente lusitanos é muito bom entendermos o que nos dizem. Outra conveniência é que ali temos um povo muito cordato, educado e simpático. Sempre pronto a dar informações, e também muito limpo e organizado.  Viajei Portugal de baixo a cima e só encontrei cidades muito limpas, e nenhum lixo nas ruas.

O país exala história, uma aula em campo aberto para nós e para os filhos. É possível ver as diversas colonizações e os povos que por ali passaram e deixaram suas marcas, principalmente na arquitetura de cada cidade.

Gostaria de falar um pouquinho sobre cada lugar em que passei e que recomento que visitem. Começando por Lisboa, bela cidade!

 Ficamos no hotel Sheraton, conseguimos metade das diárias por eu ser mãe de uma funcionária de um dos hotéis da rede. Mas, nem por isso fomos tratadas de forma inferior. Fomos muito bem recebidas por todos os funcionários, bem solícitos. Mesmo com o hotel  cheio eles nos deram toda a atenção. Tive  até uma surpresa do hotel, como brinde nos deixaram champanhe, e chocolates no quarto. Ao retornarmos ao hotel nos deparamos com esse mimo.

Fomos apenas minha irmã e eu, ganhei de presente dela essa viagem, para comemorar meus 60 anos. Foi uma volta as nossas raízes. Sentimos falta da família, mas mesmo assim deu para aproveitarmos bastante.

Um encanto ver o velho junto ao novo, as maravilhas arquitetônicas de um passado longínquo ao atual, e o moderno arrojado e inovador. Uma cidade que merece todo o respeito, por ter mantido o antigo, preservado sua história e os patrimônios da humanidade.

Não podemos deixar de programar um almoço ou jantar no restaurante Pinóquio, com deliciosos peixes e frutos do mar,  ou no restaurante Solar dos Presuntos 

Os shoppings de Lisboa são ultramodernos e com a melhor variedade de lojas do mundo. Um porto reativado, com o Shopping Vasco da Gama e um conjunto arquitetônico esplendido, e restaurante compondo o visual.

Vale a pena fazer uma pesquisa antes, para aproveitar bem o tempo que passar na cidade. Dividindo para cada dia um local a explorar.  Pensar que um carro é bem vindo para visitarmos alguns lugares mais afastados, porém, para visitar o bairro da Alfama e seus arredores bem antigos, nada melhor do que um bom tênis e disposição para caminhar. 

Considerando como parte de Lisboa, Cascais é uma maravilha da natureza, com suas praias e seus rochedos de deixar-nos de queixo caído.Não podendo deixar de visitar.

Termos curiosos:
  • Gira – quando querem dizer que algo ou alguém é muito bacana ou meio louco.
  • Área de serviço – São os nossos postos de combustíveis e as lojas de conveniência
  • Gafanha – lugar onde se paga o Gafar. Esta palavra é árabe e significa um tributo, que se pagava pela passagem de qualquer ponte do estado, ou rio, em barco para esse fim posto ali. Vamos encontrar vários lugares com essa palavra antes do nome do local. 
  • Febras – bifes de porco
  • Prego ou bitoca – bifes (Carne de peito de boi) - é um prato típico português. Consiste em um bife pequeno de vaca que se come normalmente em sanduíche.

2 comentários:

Patricia disse...

Lindíssimas as fotos da "terrinha"! Liana, você daria uma ótima guia turística, pelas explicações tão claras e precisas...Espero que se e quando chegar a hora das explicações dos outros passeios, entre eles, espero, o Castelo da Pena, vocês tenham tido um dia ensolarado! Da 1ª vez que o vi, ainda na adolescência, fiquei mais deslumbrada ainda por causa da NEBLINA que encobria o castelo, e a gente lá em volta, bem no alto do penhasco, parecia que FLUTUAVA! Agora estou torcendo pra que você fale da GRUTA DE FÁTIMA, outro ponto alto dos passeios. Até o próximo capítulo!rs rs rs

Bjs,
Pat

Liana Clara disse...

Patricia eu fiquei tão empolgada que só consigo elogiar o passeio. No próximo já vou falar de Fátima e Braga. A gruta já não tem tanto cara de gruta, mas de toda maneira emociona demais. Aguarde-me!! ahahahahahah

Postar um comentário