logo

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Os benefícios dos Métodos Naturais – Os benefícios sociais

Por Luciana Aguilar*

Conforme já apresentado anteriormente, os Métodos Naturais oferecem diferentes benefícios para o relacionamento familiar (link para o anterior) e para a saúde dos cônjuges. Do mesmo modo, estes métodos proporcionam à sociedade no geral algumas benesses pouco perceptíveis, mas que, se bem exploradas, trazem soluções para problemas sociais.

Digno de nota é o fato de poderem ser utilizados por casais em qualquer situação socioeconômica e se adequarem às diferentes realidades culturais. Os Métodos Naturais demandam apenas o conhecimento prático sobre o próprio corpo, deste modo, qualquer pessoa, ainda que analfabeta ou cega, com as mais variadas crenças, pode aprender e utilizar. Isso por serem de fácil aprendizado e envolverem o conhecimento de algo natural e comum a todos os seres humanos.

Os Métodos Naturais são economicamente viáveis para qualquer classe social por serem métodos de acesso gratuito (só necessitam de instrutores para o devido ensino e acompanhamento). Por não demandarem o uso de acessórios ou medicamentos, não há necessidade de investimentos constantes. Porém, caso seja de interesse do casal, há instrumentos que podem auxiliar no uso dos métodos, desde os de baixo custo (termômetro, microscópio), quanto os mais dispendiosos (aplicativos, aparelhos digitais).

Por fim, os métodos são ecologicamente corretos, por não inserirem no cotidiano das famílias elementos artificiais, sejam eles instrumentos externos ou elementos químicos que, em um momento ou outro, irão retornar ao meio ambiente. Ao respeitarem o ritmo natural dos corpos e da vivência da sexualidade, não interferem nos padrões de consumo, nem geram acúmulo de resíduos e lixo.

Os Métodos Naturais permitem assim a elaboração de um estilo de vida que respeita homens e mulheres integralmente, construindo uma vivência familiar harmoniosa, por meio do diálogo entre os membros da família. São um poderoso instrumento de acompanhamento da saúde do casal, sem interferir no funcionamento natural de seus corpos. E ainda colaboram com a sociedade, perpassando todos os seus grupos e possibilitando o respeito ao meio ambiente.

E você, já conhece todos os Métodos Naturais disponíveis? Que tal aprender e vivenciar este estilo de vida diferente?

Luciana Aguilar é católica, casada com Wander e mãe de três. Socióloga, servidora pública federal. É uma brasiliense encantada por Brasília, cidade onde mora. Tem duas grandes paixões: o Fluminense e uma boa comida.

2 comentários:

Unknown disse...

Que maravilha ter tantas dicas sobre os métodos naturais! Parabéns Luciana!

Unknown disse...

Acompanhando e adorando!!! Mto bom, Lu!

Postar um comentário