logo

domingo, 20 de julho de 2014

Os benefícios dos Métodos Naturais – O relacionamento familiar

Por Luciana Aguilar*

A Igreja Católica, com vistas a possibilitar o espaçamento entre as gestações e os filhos em conformidade com a vontade de Deus, orienta ao uso de Métodos Naturais como forma de planejamento da família. Entretanto, podemos observar que o uso dos Métodos Naturais oferece diversos benefícios aos casais e às famílias, independentemente da fé que professam, bem como à sociedade em geral.

Um importante benefício diz respeito ao relacionamento familiar, tanto o conjugal, entre os esposos, quanto na relação destes com os filhos. A base dos Métodos Naturais é o diálogo entre os esposos, pois, para que tenham êxito, é necessária uma boa comunicação entre eles. Ao dialogarem sobre suas necessidades e anseios, constroem uma relação baseada na troca e no conhecimento mútuo, possibilitando respeito, carinho e companheirismo.

Do mesmo modo, permitem que o casal assuma a responsabilidade da sua fertilidade, fortalecendo as tomadas de decisão e pensando nos filhos como consequência do amor conjugal. Assim, é possível que se preparem para a chegada dos filhos, acolhendo-os desde o início da gestação e encarando-os como um dom.

Por fim, o casal que consegue se beneficiar do diálogo necessário para o uso dos Métodos Naturais como instrumento para a harmonia conjugal, tende a levar esta forma de relacionamento para a educação dos filhos. Estes, além de terem pais treinados para o diálogo, experimentam os benefícios de uma vivência familiar harmoniosa e com isso, tendem a desejar para si a formação de uma família nos mesmos moldes.

Ou seja, mais do que o mero planejamento familiar e – no caso dos católicos - a obediência aos ditames da Igreja, o casal que utiliza os Métodos Naturais pode, por meio da vivência das regras dos métodos, construir uma família baseada no diálogo e no respeito das necessidades de todos, sendo modelo de família para os filhos e aqueles que se encontram próximos. Nos próximos textos falaremos de outros benefícios que os Métodos oferecem às famílias e à sociedade.

Luciana Aguilar - é católica, casada com Wander e mãe de três. Socióloga, servidora pública federal. É uma brasiliense encantada por Brasília, cidade onde mora. Tem duas grandes paixões: o Fluminense e uma boa comida.

2 comentários:

Unknown disse...

Luciana, essas informações são preciosíssimas para todos aqueles que buscam a santidade, mas é preciso que elas cheguem às pastorais familiares e cursos de noivos para que os casais comecem a vida juntos seguindo os preceitos de Deus, ou ainda que mesmo após tempos de casados, passem a viver a santidade e deixem a ignorância na fé! Esse é um ótimo meio de ensinar aos casais, que muitas vezes, nem sabem que estão em dissonância com a Santa Igreja! Parabéns!

Lucia de Aguilar disse...

Concordo com você Jaqueline!

Muitos casais seguem outros caminhos por falta de conhecimento e informação.
Aqui em Brasília temos algumas paróquias que oferecem Curso de Noivos com este enfoque, inclusive existem grupos de casais que orientam e acompanham aqueles que querem aderir ao método. Nãos sei te informar quais, mas acho que Luciana sabe.

Postar um comentário