logo

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A importância da fé para os filhos

O que mais chama a atenção dos filhos é o exemplo vivo dos pais. Não adianta pregar a paciência e o amor se a mãe está sempre impaciente e ríspida. Claro que os pais são seres humanos e não anjos, e de vez em quando vão perder a paciência. Mas, deve haver uma harmonia entre os pais que servirá sempre como uma base de segurança para os filhos. Se há amor entre os pais, seus lares serão luminosos e alegres. Se há compreensão entre os pais, é mais provável que exista também entre pais e filhos; e se existe entre pais e filhos, é mais provável que exista entre irmãos.

A família humana está baseada na Santíssima Trindade, a Família de Deus. E os pais, e o amor entre eles e para os filhos, servem como figura do amor de Deus. Se os pais não tem amor pela família, como é que os filhos podem entender o amor de Deus. Se os pais não perdoam os filhos, será muito difícil para os filhos entenderem o perdão de Deus. Terão a visão de um Deus que castiga. Um Deus a quem é impossível agradar.

Bem cedo podemos ensinar aos filhos a rezar, a oferecer o dia e tudo que fazem a Deus. A pedir ajuda nas necessidades, pedir perdão pelas faltas, agradecer as coisas boas e oferecer as contrariedades. Podemos ensinar pequenas jaculatórias e outras orações vocais; podemos contar as histórias do evangelho: o nascimento de Jesus, a pesca milagrosa, as curas que Jesus fez. Ensinaremos também a devoção a Nossa Senhora.

A educação nas virtudes humanas forma o caráter dos nossos filhos, dando-lhes a base para receber as virtudes sobrenaturais, a fé, a esperança e a caridade. “Esperar desenvolver as virtudes sobrenaturais sem a base das virtudes humanas seria como usar joias sobre a roupa de baixo.”

Mais uma vez o exemplo dos pais é fundamental. Não é possível ensinar as virtudes humanas se os pais não tentam vive-las. Uso o verbo tentar porque os pais não são perfeitos e vão às vezes falhar. Mas, os filhos tem que perceber a luta dos pais para viver bem as virtudes, tem que perceber que os pais retificam e recomeçam. E que, se for necessário, os pais pedem perdão aos filhos. Esta educação nas virtudes e na fé – a presença dos filhos na Santa Missa aos domingos – deve levar naturalmente a querer fazer a primeira comunhão. Aprender que Cristo está realmente presente nas espécies sagradas sobre o altar leva a querer recebê-lo, especialmente ao se presenciar a piedade e devoção dos seus pais. E vão aprender também que o sacramento da Crisma os fortalece na fé, os tornam soldados de Cristo e que os dons do Espírito Santo, que receberão na Crisma, os tornarão prontos a defender a f é e a Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário