logo

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 69)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.
1 - A. diz: Dra quais são as causas da delinqüência juvenil e como detectar isso nos nossos alunos dentro de sala de aula, como fazer a diferença entre ser mal educado e ser delinquente? Obrigado, Professor E
RESP: Caro professor E.
As causas da delinqüência juvenil são inúmeras, mas há alguns pontos bem marcantes: família desestruturada, falta de limites, comportamento agressivo ou exibicionista, ausência de responsabilidade no cumprimento dos deveres, muitas vezes atitudes e relatos de " buyilling", utilização de drogas ( desde bebidas alcoólicas até drogas mais pesadas)...
Creio que o seu interesse em ajudá-los- expresso por sua preocupação, fará com que perceba neles o que denota má educação na forma de tratar os colegas, professores e funcionários e o que já beira à delinqüência por alguns dos sinais acima relatados.
Não hesite em chamar um a um para uma conversa - ofereça sua ajuda, diga que tem observado seu comportamento e que se preocupa com eles . Pode ser que o senhor seja a única pessoa que encontraram em sua vida capaz de tratá-los como “gente”, com humanidade, interesse e atenção. Ofereça-lhes oportunidade de tratamento médico (Psiquiátrico/ Psicológico) não importa se tenham ou não poder aquisitivo. Sempre se consegue um Profissional da área de Saúde disposto a colaborar com o bem do outro.
Se tiver chance e eles aceitarem, peça que os pais venham ter com o senhor e tente ajudá-los também.
Parabéns por sua preocupação e desejo-lhe BOA SORTE, ficando aqui a seu dispor.
Atenciosamente, Mannoun

2 – A, diz: Um adolescente deve saber e se preocupar com os problemas financeiros da família?
RESP: Caro (a) A.
Um Adolescente deve sim ter conhecimento da situação financeira da família, participando da planilha de custos, com os gastos, dando sugestões quanto ao que pode ser economizado e como, onde e em que contribuirá para isto. Preocupar-se não, mas colaborar no que lhe compete, por que não? Família supõe colaboração, porque é de todos e para todos ! Muitos Adolescentes são até fonte de sustento da família, trazendo com seu trabalho muitas vezes ajuda concreta em alimento, roupas, etc.
Um sofrimento partilhado - SEM DRAMAS- é um sofrimento minorado... Fico às ordens, Mannoun

3 – A. diz: Tenho duas filhas adolescentes que brigam o tempo inteiro e me enlouquecem, como devo agir nestes momentos, para que parem de brigar e sejam mais civilizadas?
RESP:Caro(a) A.
Não participem das brigas de suas filhas! Não reclamem nem comentem com quer que seja que elas brigam, porque isto só ajuda a que fiquem sempre em evidência, demonstrando “fraqueza” da autoridade dos pais... Querendo ou não, como são duas, sempre julgarão que os pais “preferem” esta ou aquela...
Elas ajudam em casa? Há distribuição de tarefas? Isto é sumamente importante, inclusive deixando que escolham o que preferem fazer - lavar, arrumar, ajudar nas compras, cozinhar... mas alguma tarefa devem ter e- se possível - que estudem em horários diferentes ao menos por algum tempo, para estarem em casa menos tempo juntas.
Como vão de amizades, esportes, lazer? Também faz falta este complemento de bom gasto de energia. Procurem pensar que Adolescência é uma fase da vida- passa...
Por favor, fiquem à vontade para voltar a falar comigo, sim? Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra minha filha come compulsivamente, ela tem 16 anos e esta bem gordinha, não sei o que fazer para mudar isso, me ajude.

Anônimo disse...

É possível uma adolescente ter herpes sem ter tido relações? Como se pega herpes?

Postar um comentário