logo

domingo, 24 de outubro de 2010

Um jantarzinho diferente: Comida das arábias!!!

Receita de Mjadra
Mjadra é um arroz de lentilhas à moda síria. É muito saboroso e ótimo p acompanhar carnes e ótima com tabule, a receita que daremos depois.
Um dos segredos do prato é deixar as lentilhas de molho de um dia para o outro; assim, você poderá cozinhá-las junto com o arroz na mesma panela. Outro ponto importante é cortar bastante cebola, de preferência do tipo roxo, que é mais forte, em rodelas finas e fritá-las antes na frigideira com boa quantidade de óleo, como se fosse batata frita, deixando escorrer no papel toalha em seguida. As rodelas de cebola devem ficar morenas, não queimadas. Vamos à receita:
3 xícaras de chá de lentilha
3 xícaras de chá de cebola em tiras finas
2 xícaras de água
2 dentes de alho em lâminas
sal e noz moscada a gosto
óleo p fritar as cebolas e refogar o alho com o arroz e a lentiha.
Escorra a água em que a lentilha ficou de molho e reserve. Refogue em panela espaçosa o alho, acrescente o arroz e a lentilha. Quando já estiverem um pouco dourados, jogue um terço da água, ponha sal e rale a noz moscada. Deixe um pouco tampada e, quando a água tiver secado bastante, cubra com a metade da cebola previamente frita e mexa. Mais água. Mesmo processo (mexer, provar o sal), até o arroz e a lentilha estarem al dente.Finalize com o resto da cebola, só cobrindo a superfície, sem mexer. Se preferir, só faça essa finalização na hora de servir, já na travessa. É uma delícia!

Tabule

Tabule é uma salada árabe. Não sei a nacionalidade específica. Há variações sobre o mesmo tema, mas esta é a que faço e todos gostam. É refrescante, leve e saudável. Perfeita para acompanhar mjadra e carne. Também pode se colocar um pouco no côncavo de uma folha de alface e dobrar. Acompanhada com pão e hamus tahine fica deliciosa também.
Ingredientes:
• 6 tomates • 4 colheres (sopa) de suco de limão • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
• 1 pepino grande • 1½ xícara (chá) de salsinha picada
• mesma quantidade de de cebolinha verde • 1 maço de hortelã pequeno
• 1/2 pacote de trigo para kibe • 3 dentes de alho (ou mais, a gosto)

Preparo da Receita
Lave bem o trigo em uma peneira, coloque de molho em água fria por 2 horas, para ele inchar. Corte os tomates ao meio e elimine as sementes. Corte-os em cubinhos bem pequenos e descasque o pepino. Elimine as sementes e também corte em cubos pequenos. Pique finamente o alho, a hortelã, a salsa e a cebolinha no processador. Coloque em uma travessa e acrescente os cubinhos de tomate e de pepino. Misture. Escorra e esprema muito bem o trigo, em um pano de prato limpo, para eliminar o máximo de água possível. Acrescente à salada. Em um pequeno recipiente, misture o azeite, sal e suco de limão. Regue o tabule e misture muito bem. Sirva com folhas de alface e pão sírio. Fica mais saboroso se feito com algumas horas de antecedência, para os temperos penetrarem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário