logo

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Seminário discute novos caminhos para a educação

Um assunto que interessa as famílias com filhos universitários

Ana Beatriz Pessanha - Estagiária de Jornalismo FCC/UFRJ

O Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ recebeu em setembro de 2010, o VI Congresso de Engenharia do Entretenimento. O tema dessa edição foi Edutainment, conceito que busca fazer a interação entre entretenimento e educação, possibilitando novas formas de aprendizagem. Promovido pelo LEE, Laboratório de Engenharia do Entretenimento, da COPPE/UFRJ, o congresso discutiu as formas de tornar educação e diversão palavras cada vez mais interligadas

Abrindo a série de palestras, Luis Fernando Oliveira, integrante da equipe de desenvolvimento do Desafio SEBRAE, explicou o funcionamento do projeto destinado a jovens universitários, que consiste num jogo simulatório das atividades de uma empresa. Os estudantes, divididos em equipes, exercitam o empreendedorismo, criando e administrando um negócio por meio de um software digital. Após a competição virtual, as equipes enfrentam-se numa fase presencial, de onde sai o vencedor nacional que enfrentará as melhores equipes do desafio nos países da América Latina.

Segundo Luis Fernando, “a missão do Sebrae é promover sonhos”. E viver a aventura de administrar o próprio negócio, com seus possíveis percalços, é o que o desafio propõe. Por meio da estética de vídeo game, utilizando o que há de lúdico na ferramenta contemporânea, os estudantes são atraídos para o conhecimento e têm a oportunidade da experiência prática.
O Desafio SEBRAE, em 10 anos de trabalho, já formou cerca de 830.000 universitários, de 459 cursos diferentes. Prova desse interesse diversificado foi a plateia que esteve no Salão Dourado durante a palestra, que abrigou desde estudantes de Artes Cênicas a futuros engenheiros de produção, passando pelos cursos de Direito e Informática.

Esse foi só o início de um conjunto de discussões que o congresso promoveu a fim de ultrapassar as fronteiras entre entretenimento e educação, mostrando que, na era das redes, até o que costumava estar em rotas diferentes pode estar interligado, construindo o mesmo caminho.

Para saber mais sobre Edutainment, acesse:http://www.lee.ufrj.br/
Luis Fernando Oliveira, integrante da equipe de desenvolvimento do Desafio SEBRAE; foto Eneraldo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário