logo

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Elegância é pra quem quer 2: trabalho profissional interno

Por Maria Teresa Serman

O assunto hoje é o do título. Vocês já vão dizer: lá vem aquela chata querendo se meter no que eu visto em casa. Só pra deixar claro - TODO MUNDO USA ROUPA VELHA EM CASA! Só não precisa ser esfarrapada ou uma mancha-roupa, não uma roupa com mancha. E precisa mudar o traje antes de o marido chegar, por favor!

O alvo desse texto são as mulheres que trabalham dentro de casa, e muito fora também, bancando motorista para a família e fazendo compras direto, de acordo com as necessidades (sempre emergenciais) da filharada. Geralmente se sai esbaforida, veste-se qualquer treco, passa-se o pente no cabelo (eu disse "passa-se", assim mesmo, de passagem), apanha-se a bolsa e vamos nós.

Nãnãnão! Eu sei que a vida da "rainha do lar" é corrida, mas é preciso ficar mais pra rainha do que para "escrava". Não se deixe levar pelo afã das premências domésticas e se arrume um pouco. Um bom jeans - não aquele dos fins de semana, é claro -, uma blusa confortável mas bonita - queria saber quem inventou que confortável não pode ser bonito e vice-versa? -, bijuterias práticas, nada de colares longos que prendem aqui e ali, cabelo PENTEADO, pode ser preso com um acessório legal, não o elástico velho que sua filha abandonou. Um pouquinho de maquiagem também ajuda: pó, blush, batom. Brincos são fundamentais, e perfume também.

O trabalho de uma dona de casa deve ser encarado, por ela e pela família, como PROFISSIONAL, do mesmo jeito que o outro, e muito mais abrangente e multi-especializado.Se não for assim, a trabalhadora perde o valor e o respeito que merece. Porém, para ser respeitada, é preciso, como se diz popularmente, se dar ao respeito. Ninguém respeita uma mulher mulambenta, com cara de infeliz e derrotada, desculpem se pego pesado, mas é o que se vê mais.

Por isso, mãos à obra da reconstrução! Cabelo bem cuidado, unhas feitas - não interessa se vai estragá-las logo, compre uma lava-louças ou use luvas. Melhor, dê esse encargo às crianças, um pouco ou um dia para cada uma. "Trabalho de criança é pouco, mas quem não aproveita é louco", dizia a sábia sogra de uma amiga. Elas passam a valorizar as tarefas silenciosas da mãe e aprendem o custo do trabalho doméstico, que não é sopa, só aparece o que não foi feito.

LEI MAIOR: se não deu tempo de se arrumar antes de o dito cujo chegar, entre no banho pelo menos! Para ele não sentir cheiro de cebola, alho, desinfetante e afins. Procure recebê-lo demonstrando cuidado consigo mesma, ainda que esteja exausta. Não precisa esconder isso, é bom que ele veja. mas não carregue no chororô, homem não tem paciência com lamúrias. Aproveite para dar uma parada e curtir um momento a dois, com um tira-gosto e uma bebida, para pôr a conversa em dia - sem exagerar nas queixas dos filhos ou da empregada -, e aproveitar o motivo que lhe impulsionou o dia inteiro: o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário