logo

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O consumismo para as crianças

Nesse mês de outubro as atenções estão voltadas para as crianças. Agradá-las é a meta dos pais, e para isso não medem esforços, nem despesas, fazem tudo para satisfazer ao máximo seus filhos.

As reportagens na TV mostram pessoas simples fazendo crediários em múltiplas parcelas com juros e comprando: o vídeo-game de última geração, a bicicleta de várias marchas, as bonecas falantes, os carrinhos com controles remotos, e todas as coisas que eles desejam e insistem em ganhar; uma verdadeira loucura de consumo, um consumismo desenfreado, só porque é o dia das crianças.

Esse dia deveria servir para estarmos mais com as crianças, brincar com elas, conviver, dar carinho e atenção. Isso seria muito mais vantajoso do que presentes exorbitantes.

O apelo das lojas com propagandas é grande, a TV mostra incessantemente os mais variados brinquedos. Elas chegam até a sugerir que comprem agora, aproveitando as promoções, os presentes para o Natal. E, por isso, muitos pais caem nessas tentações e cedem aos mais variados caprichos infantis, não importando o quanto ficarão endividados com essas aquisições desmedidas.

Vamos investir mais em qualidade, em marcar presença com nossos filhos, estar juntos, passear, trocar confidencias, fazer programas diferentes do habitual, compartilhar um lanche gostoso em um lugar que eles gostem.Com certeza eles vão aprender a valorizar mais e teremos mais sucesso do que dar todos os presentes caros, mas sem carinhos e afetos.

É fundamental que tudo seja bem planejado com antecedência, para que as crianças percebam o quanto são importantes e o quanto as amamos. Os detalhes de carinho serão notados e eles ficarão felizes com os presentes, simples ou não, junto a todo o restante da programação.

Um comentário:

João Felipe disse...

Sem dúvida, encher as nossas crianças de presentes caros nem sempre é o melhor a se fazer. Cedendo nos caprichos, vamos criando verdadeiros monstrinhos!

É importante demonstrar o amor e o carinho, especialmente em generosidade ao receber os filhos que Deus nos manda. Assim, todos na família compreenderão melhor o valor do dinheiro e de se dividir aquilo que se tem.

Postar um comentário