logo

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Elegância é pra quem quer 3 : na gravidez

Por Maria Teresa Serman

Nunca achei que gravidez e elegância não combinam. Estive grávida cinco vezes e sempre procurei caprichar no visual, talvez porque, para mim, todas essas vezes foram sinônimo de felicidade pelo dom da vida, é uma fase para demonstrar esse transbordamento de graças.

As barrigudinhas têm muitos recursos para se embelezarem, e alguns, na minha sincera opinião, para se enfeiarem. É preciso que haja uma harmonia no vestir e na postura, para que se destaque a gravidez, sem necessariamente expor a barriga. Não há nada de errado em que ela apareça, mas, à medida que os meses avançam, o umbigo tende a se projetar, a chamada linha negra fica mais escura, e há um desequilíbrio estético no contorno da grávida. Além do fato de que a pele deve estar sempre bem untada com óleos e cremes apropriados, por isso é melhor que fique prudentemente protegida por roupas leves e fios naturais, não sintéticos, para não causar irritação.

O busto aumenta, já se preparando para a amamentação. É fundamental que os seios estejam bem sustentados por sutiãs que agreguem conforto a essa necessidade. Grávida no verão, então, precisa de mais roupa que faça conjuntos práticos, intercambiáveis entre si. Calças, bermudas, batas, vestidos - há muitos lindos e bem feitos, de modo a compensar a barriguinha que vai se empinando.

Os sapatos são um item importantíssimo, pois deles dependem os mais sofridos no período - pernas e pés. O salto deve ser seguro e estável, nada de inventar, para não cair, com tanta cratera em forma de calçada.

As mulheres, quando grávidas, precisam se libertar do fatídico vício que temos de carregar uma bolsa do tamanho do mundo, e este dentro dela. Já transportam um "passageiro", com seus complementos, bem pesadinho, além dos líquidos que temem em morar no nosso corpo. Só o essencial deve estar dentro da bolsa, preste atenção.

Lembre-se que este corpo é seu, mas está hospedando alguém com vida própria, ainda que dependente de você. E por essa mesma razão, por ser uma mãe ciente do tesouro que lhe foi confiado, trate-se bem, e a ele ou a ela. Muita coisa depende disso no futuro. A beleza maior vem do seu coração, pois nele há amor suficiente para uma "plástica" que a transformará em alguém muito melhor. Você nunca mais será a mesma, no melhor sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário