logo

domingo, 31 de outubro de 2010

Dia de todos os santos

Por Maria Teresa Serman

Amanhã, dia 01 de novembro, a Igreja Católica comemora o dia de Todos os Santos. Festa de júbilo intenso no céu e na terra, que congrega a Igreja Triunfante - a dos santos no céu, os homenageados - e a Igreja Militante - nós, que lutamos aqui na terra para merecer o prêmio da glória. A data é um forte penhor de esperança, porque nos assegura que não lutamos em vão, que o Pai recebe os filhos que O amam, que, apesar de suas falhas, desejam vê-lO face a face, assim como a Sua Mãe e aos outros irmãos vitoriosos.

Também é a ocasião de nos alegrarmos pelos santos comuns, por assim dizer, aqueles que não receberam o destaque dos altares, mas que foram rescompensados do mesmo modo por sua vida dedicada ao Amor. Todos nós, felizmente, conhecemos e tivemos a felicidade de conviver com algum desses em nossa família, no ambiente de trabalho, no meio social. S.Paulo, no seu incansável apostolado entre os gentios (os não-judeus, do paganismo), saudava os povos já evangelizados como santos, pois quem merece esse nome não é isento de erros e falhas, mas empreende o "bom combate", nas palavras do apóstolo, contra seus defeitos, nos afazeres cotidianos, nas pequenas coisas, buscando assemelhar-se a Cristo.

Os santos não fizeram, e não fazem, grandes proezas espirituais o tempo todo. Cuidaram, isso sim, de colocar muito amor nos menores detalhes de tudo o que fizeram, no trabalho sacrificado, muitas vezes heróico. Há santos lutando em todas as ocupações, lugares, condições, desde o cientista até a mãe de família. E como estas tem chance de serem santas de altar, se seguirem o exemplo da Mãe Amável!

"Obras é que são amores, não boas razões", alerta-nos São Josemaria Escrivá, o santo do trabalho ordinário, em seu livro Caminho. A santidade está, pois, ao alcance de todos nós. Essa certeza deve nos tornar muito agradecidos e felizes, porque a alegria é uma marca da santidade. "Um santo triste é um triste santo", já disse um deles. Então animemo-nos a pedir a intercessão dos bem-aventurados para alcançar a vida eterna e ajudar os outros a consegui-la também. Honrar os santos é mais que um dever, é um privilégio. Pena que muitos não aproveitem de sua amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário