logo

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Grandes alegrias - eternas recordações

Por Patrícia Carol

Convívio com amigos e familiares nos feriadões ou período de férias escolares, no sítio ou casa de praia, pode propiciar oportunidades de grandes alegrias e recordações para o resto da vida!

Muitas vezes não encontramos tempo para convivermos e nos divertirmos em família, diante do pouco espaço físico de que dispomos em apartamentos, muitos deles sem área comum de lazer, ou sem parques próximos ao nosso local de moradia. Ainda há outras circunstâncias, como o desencontro nos horários das refeições, nas atividades do lar e no trabalho fora dele, que nos roubam os momentos de descontração em família, na aproximação maior com vizinhos, as visitas a parentes que residem em outras cidades, e que ficam sempre na promessa de “um dia...” que acabam não se concretizando.

Daí, a "saída" ideal para a família poder juntar todo esse pessoal querido pode ser o convite acolhedor a algum bom vizinho com seus filhos, ou algum parente mais distante ou idoso sem outras alternativas de lazer, para que possam compartilhar conosco do descanso em um local na montanha ou à beira mar. Claro que não seria recomendável uma anfitriã receber muitas pessoas de uma só vez, ou por um tempo muito longo, pois ela já teria muitas atribuições durante esse tempo para receber a todos e ela mesma não poderia ter o seu descanso merecido.

Então, para haver uma coordenação eficiente, basta se fazer um cronograma de atividades interessantes, competições esportivas, brincadeiras de salão, delegar funções entre os grupos por idades, e por aí vai. E combinar os períodos em que se convidariam estes ou aqueles hóspedes, para que possamos dar-lhes a atenção devida, e também reservar alguma semana dentro do um mês das férias escolares, para que fiquem só os da própria família, pais e filhos, criando e aprofundando os laços de afeto e auto-conhecimento dentro do LAR LUMINOSO E ALEGRE!

Essa convivência propicia o conhecimento mais a fundo entre amigos de várias condições e idades, e já se soube de CASAMENTOS FELIZES que resultaram desse tipo de aproximação entre as famílias, em ambientes sadios! Quando se nota um “algo mais” no pedido de um filho ou uma filha, com insistência inusitada para que alguém seja convidado com maior freqüência para passarem um tempo maior juntos, pode ser sinal de que esteja se desenvolvendo um carinho especial, que os pais devem sabiamente incentivar, caso percebam que seria uma boa “aliança” para os filhos na vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário