logo

domingo, 17 de outubro de 2010

Homenagem aos médicos que salvam famílias

Por Maria Teresa Serman
Amanhã é o dia dedicado aos médicos, e isso se deve à comemoração do dia de S. Lucas. Segundo a tradição, Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antioquia. Era mais culto do que os outros evangelistas, o que transparece na linguagem mais elaborada e nos comentários científicos que introduziu no seu evangelho.

O Evangelho de Lucas tem sido chamado "o Evangelho das nações” e principalmente o "evangelho de Maria", por apresentar inúmeras vezes os fatos pela visão da Mãe de Jesus. A tradição sugere que o evangelista tenha ouvido muito de seu relato diretamente da Virgem.
São Lucas não era hebreu e sim grego, gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica. Não há dados precisos sobre a sua vida, mas a tradição lhe dá como berço Antioquia, importante centro de civilização helênica na Ásia Menor. Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte.

Na versão mais provável, seus despojos encontram-se em Pádua, na Itália, onde há um jazigo com o seu nome, que é visitado pelos peregrinos. Foi grande amigo de São Paulo, que a ele se refere como "o amado médico”, seu companheiro na evangelização entre os gentios.

A vida de São Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado "Médico de homens e de almas", de autoria da escritora Taylor Caldwell. Embora se trate de uma obra de ficção, muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de São Lucas.

A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório S. Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre São Lucas, intitulada "Médico, pintor e santo".

Temos muito que agradecer a estes heróis que, apesar dos baixíssimos salários e condições adversas, se dedicam incansavelmente a cuidar e salvar vidas, a trazer novas pessoas ao mundo, a assistir abnegadamente as que se vão. Todos nós guardamos na nossa memória com emoção alguns que se destacaram pela competência e humanidade em determinadas situações de nossa vida ou daqueles que amamos. Felizes as famílias que são berço desses profissionais do amor.


Aos médicos nossa gratidão e muito carinho, e por eles pedimos sempre a intercessão de seu padroeiro, para que sejam não somente médicos do corpo, mas médicos de almas principalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário