logo

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Entendendo o comportamento humano - Ultimatum Game - parte II

No dia 07 de Outubro, falamos sobre o Ultimatum Game. Gostaria de voltar ao assunto.

Uma das possíveis orígens do Ultimatum Game é a história de Salomão no primeiro livro dos Reis, como bem lembrou uma leitora do Blog. Para aqueles que não conhecem reproduzo a história:

Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele. E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa. E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa. E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele. E levantou-se à meia noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio. E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido. Então disse à outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei. Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo. Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei. E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra. Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o. Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.

Nesta história vemos que quem valoriza o objeto que está em jogo, mesmo com uma partilha injusta é o dono do objeto.

O jogo do Ultimato tem inúmeras consequências em negociações, relacionamento humano e funcionamento da economia.

Uma das suas principais características é mostrar que o ser humano nem sempre atua por motivos econômicos, pelo contrário, algumas vezes, dependendo do que está em jogo preferem ficar sem nada a aceitar algo que seja injusto.

Para quem se interessou pelo assunto e quer saber mais: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=626183

Recomendo ver o vídeo abaixo.




5 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal este jogo. Vou experimentar aqui em casa. Talvez seja uma boa brincadeira quando reunimos alguns amigos dos filhos em casa. Isso dá pra descobrir os espertos e os metidos a sabichões.Valeu!

Ana Paula disse...

Adorei o jogo vou tentar quando minha mãe comprar chocolate!

Paula Serman disse...

Adorei!!! A sabedoria dos antigos ainda permanece!!!

Liana Clara disse...

É Paula, você acertou de cheio a origem do jogo.

Ellen disse...

Eu achei muito legal este artigo. Espero que tenha uma terceira parte!!

Postar um comentário