logo

terça-feira, 30 de junho de 2009

Porque muitos casamentos fracassam?

"Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira". - Leon Tolstoi na obra Anna Karenina

Não tenho nenhuma receita de bolo sobre o assunto, mas ao ler esta frase de Tolstoi, fiquei pensando em tantas famílias que estão se dividindo e nos muitos casamentos destruídos e nas razões de tudo isso.

Porque muitos casamentos fracassam? Quais são as causas?

Pensando nisso me veio à idéia das construções modernas, casas criadas para resistirem aos terremotos. Muitas pessoas capacitadas criaram construções à prova de abalos sísmicos. Puseram empenho e desenvolveram uma estrutura capaz de resistir, de superar as dificuldades. E porque nós também não fazemos da mesma forma com nossos casamentos.
Falo também as jovens, aos que estão se preparando para o matrimônio, a todos os que buscam construir uma família. Porque não levar a sério, como fazem os especialistas em construção em regiões de risco? Criar novas estruturas para que as famílias resistam às intempéries da vida?

Quais os pontos importantes para esta nova construção que resista mais aos tempos modernos:

* O namoro – tempo para conhecer – este tempo de conhecimento mútuo da personalidade, dos ideais, do temperamento. Quando este tempo é mascarado por um relacionamento que seria próprio do tempo de casados - morarem juntos, relação sexual, etc. - não há foco para conhecer a outra pessoa.
* Como encarar o casamento Casar pensando que se colocará todo empenho para dar certo, ambos! Casar já prevendo que não será para sempre, é um passo para o insucesso. .
* Amar é conhecer cada vez mais o outro Pensar mais no futuro dos dois juntos, o que planejam para a família que estão começando. Não pensar mais sobre a festa que o caráter de ambos.
* Aceitar o outro como é Não casar pensando que vai conseguir mudar a outra pessoa num defeito grave de caráter. As pessoas mudam, sim, mas não pensar que só com o casamento esta mudança acontecerá. Antes de casar, avaliar se este defeito não faz este relacionamento inviável.
* Sustentar o casamento neste amor verdadeiroe não apenas no sexo. O tema mais difícil, visto que só se fala nisso atualmente e faz com que tudo gire em torno de sexo, e de parâmetros de beleza quase inatingíveis. O sexo é muito importante dentro do casamento, é a complementação do amor humano. Mas ele sozinho não sustenta o casal. Precisa-se de uma cumplicidade total para resistir a todos os abalos que vão surgindo ano após ano.
*Ter muitas coisas em comum Objetivos, sonhos, desejos, conta bancária, detalhe que parece bobagem aos olhos de muitos, mas que na verdade é uma maneira de expressar a confiança um no outro, tudo que é meu é teu - Confiança.
Ao construir a família com esta estrutura mais sólida, mais “lapidada”, mais estudada, para resistir e com certeza terá mais chance de permanecer firme por toda uma vida.

Sem deixar de dar a nova família uma fé, pela qual seus membros irão estar unidos também e será um ponto importante de “liga” nesta estrutura firme.

Nos meus 35 anos de casamento, já passamos muitas situações maravilhosas e outras tantas bem difíceis, mas tudo foi vivido com o casal bem unido. O saber que um sempre poderia contar com o outro, nos fez fortes e confiantes de que sempre tudo terminaria bem com a graça de Deus. A felicidade esta nas pequenas coisas construídas a cada dia e na certeza de termos um objetivo muito maior para estarmos sempre juntos: a felicidade eterna.
Veja o texto do dia azul.

3 comentários:

Judith disse...

Profundo! Seria utópico?

Selma S disse...

E quando passam os anos e some a atração?

Liana Clara disse...

Judith e Selma, acho que no fundo as duas estão com dúvidas parecidas.
Quando o casamento se baseia só em "atração", tudo fica mais difícil, pois não há nada como o tempo para acabar com os atrativos naturais de cada um, por mais que contemos com as ajudas das plásticas e outras...
Mas a ATRAÇÃO não acaba de jeito nenhum, se vemos o outro completamente, não só por fora. Mesmo a atração física continua quando vemos no outro quem amamos de verdade. É difícil de entender isso, nos dias atuais, mas é possível e perfeitamente normal.
E pode ter certeza de que VALE A PENA.
Por isso é tão importante cultivar sempre este amor. Em outro tópico falei sobre "um dia azul", é uma boa maneira de se começar este cultivo. Beijos e voltem sempre.

Postar um comentário