logo

quarta-feira, 6 de maio de 2009

SEMANA DAS MÃES - Mãe avó


Como dediquei esta semana às mães, não poderia deixar de falar sobre a mãe avó. A mãe em dose dupla!!

São maravilhosas as mães que depois de ter exercido tantos anos de mãe, ainda encontram disposição para se dedicar aos netos, com o mesmo vigor e carinho e como sempre.

A mãe existe de vários tipos. Hoje me lembrei da mãe avó. Claro que avó é avó, mas atualmente temos um novo tipo: as Avós mães - são as mães das mães adolescentes. Este tipo precisa de mais cuidados.

MÃE ADOLESCENTE X MÃE AVÓ


Esta mãe que ainda é jovem pra ser avó, se vê as voltas com um novo bebê em casa: cria da cria, filho da filha ainda menina que nem bem se viu virar mulher.

Mãe avó, jovem, precisa ser forte para assumir seu papel de avó e deixar sua menina ser mãe. Ela precisa aprender a lidar com este novo ser e assumir as responsabilidades de seus atos.

Fazendo um retrospecto vemos as nossas bisavós que casaram muito meninas e assumiram seu papel cedo e com grande responsabilidade de casa e de família.

Com o passar do tempo as moças foram ganhando mais autonomias e por conseguinte casando mais tarde, mais adultas.

Hoje o pêndulo do relógio volta a apresentar mães meninas mas com grandes diferenças: Completamente despreparadas para sua nova condição; sem noção da responsabilidade que requer a maternidade.

A mãe que abdicou cedo demais de ter outros filhos por diversas razões, encontra-se numa situação nova. Em idade ainda fértil, usa seus instintos maternos e assume o neto ou neta.


Esta mãe, sem apoio de um marido presente, volta-se para a mãe avó a procura daquilo que andou desprezando: o aconchego materno e da família.

Enrolado, né? Mas é preciso repetir muitas vezes para entender esta situação moderna.


E é neste momento que a mãe avó se pergunta: "Onde foi que erramos?", " O que faltou na educação que demos em casa?"
Sem julgar ninguém podemos mostrar pontos que contribuíram para que esta situação se formasse:

- Faltaram alguns "ingredientes no bolo" que deixaram ele desandar.

- muita liberdade sem exigir uma responsabilidade compatível

- Falta de saber acompanhar os avanços tecnologicos que os jovens sabem tão bem usar e fazem , muitas vezes mau uso deles, como a Internet, a TV, os celulares, etc.

Estas mães avós ainda têm tempo para corrigir esta situação, acertar o passo.

Vamos cuidar para dar mais formação humana , moral e espiritual as nossas futuras mães, ajudá-las a encontrar o equilíbrio, dentro deste mundo atual sem limites, em que vivemos.

Ensinar a ser DIFERENTE, a ir contra a correnteza. Ter seu próprio estilo de vida, sem se preocupar se é "mico" ou não, não "ficar" com cada garoto que conheça.

Conhecer melhor os amigos e amigas dos nossos filhos e filhas. Saber com quem andam e com quem interagem na Internet.

Mostrar as nossas filhas que não há necessidade de "test drive" para mostrar que o garoto será um bom futuro marido.

Vamos dar outra volta no pêndulo do relógio.

2 comentários:

Maria Cecilia disse...

Mas como ensinar a elas que antigamente se casava virgem e não havia nenhum problema?

Liana Clara disse...

Olha Maria Cecília, a melhor forma de ensinar é com o exemplo. E depois é preciso muito trabalho, muita conversa pra formar cada consciência. A meninada precisa desta formação, desde pequeninas. Começar ensinando a ter pudor, respeito próprio, a valorizar-se, ensinar que somos mulheres e não mercadorias de açougue.
A lição é longa e requer paciência, pois teremos que remar contra a maré.
Ter esta exclusividade para o futuro marido é uma grande prova de amor. Diferente de provar este "amor" a cada um que pense que ama.

Postar um comentário