logo

domingo, 3 de maio de 2009

Educar na Liberdade


Depois de mais um final de semana prolongado pelo feriado dos trabalhadores , nada melhor que colocar nossos neurônios para pensar na educação dos nossos filhos.

A educação dos filhos hoje em dia é algo que custa mais, porque cedemos muito mais em coisas que não havia necessidade de ceder. Portanto, é agora que se faz Imprescindível , nestes tempos atuais, tanto pais como educadores praticarem a Virtude da FORTALEZA.

É por isso que a educação é hoje um desafio, algo que devemos nos esmerar mais pois estamos jogando com a felicidade das nossas crianças, e, por isso, também com a nossa.

Educar as crianças requer em primeiro lugar TEMPO.

Não podemos Mandar a criança para a escola pensando que é lá que vão educa-la . Pensado assim, os pais educam de forma meramente passiva, no fundo, não querem educar.

A escola, sem dúvida alguma, é uma grande ajuda, mas a última palavra cabe aos pais e ao ambiente de vida familiar.

Para educar alguém, você precisa estar com ele, do contrário, seria impossível, pois o simples fato de estar com as crianças é primeiro passo para que nascer algo essencial neste contexto: a CONFIANÇA. Com efeito, a confiança não se impõe se inspira. E só pode inspirar-se em um lar, alegre, feliz, etc ...

Confiança é uma questão de tempo e é a senha para entrar o mundo do outro. Se não cuidamos dos nossos filhos a pouca relação que resta é fria e quase violenta.

Mas, devemos dedicar mais tempo aos filhos, , para isso, devemos ser fortes e rejeitar, por vezes propostas de trabalhos, reuniões extraordinárias, passeios com os nossos amigos do trabalho, etc.

Portanto, você devemos primeiro adquirir a virtude da FORTALEZA e depois também a ser forte na hora de dizer NÃO às propostas dos nossos filhos que não lhes convém.

Esta é uma parte de um texto do ProfessorAlberto Sánchez León- Profesor de filosofía do Colegio Ahlzahir (Córdoba)

Vamos começar a semana fazendo alguns propósitos para melhorar no trato com nossos filhos, aumentando o nível de confiança entre pais e filhos dentro do lar. E sendo firmes ao negar algo que pode ser ruim para o filho. Sem deixar de lado a delicadeza e o carinho, na hora de dizer não.




Nenhum comentário:

Postar um comentário