logo

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Comida no forno e final de semana fora, não combinam

Quando somos jovens e recém-casados, não paramos para pensar em detalhes, o tempo é curto para curtirmos a vida e um ao outro. Assim sendo não  observamos pequenas coisas do cotidiano que podem gerar muito trabalho e até problemas para o futuro.


Lembro- me bem de um determinado final de semana que eu e meu marido fomos visitar nossos pais, saímos na sexta e só voltamos na segunda, e com a seguinte surpresa: milhares de bichinhos minúsculos saindo forno em direção a pia da cozinha. Era quase um filme de terror, pra quem não  tinha experiência e apenas 19 anos.
 
Depois de chorar sozinha, (porque o maridinho ficou no trabalho) ,era preciso tomar uma atitude e limpar toda a sujeira da cozinha , desde jogar fora as comidas podres até lavar as louças que não poderiam ser jogadas fora, claro! Junto com tudo fermentado de bichos imundos.

Foi uma tarefa inesquecível, que tomou muito tempo e muitas lagrimas de arrependimento, por esquecer as sobras de comida do almoço dentro do forno.
.
Fervi muitas panelas de água para jogar na cozinha, na vã esperança de acabar mais rápido com aqueles seres minúsculos que não paravam de ser mover pela cozinha inteira. Não sei como não destruí o fogão e o forno com tanta água fervente e com certeza assustei os vizinhos com meus gritos de pavor.

A experiência valeu, pois nunca mais deixei de fazer uma checagem geral antes de sair de casa para me ausentar mais do que um dia.
Para quem nunca viu, os bichos são pequenas larvas brancas que são chamados popularmente de saltões. Esses “vermes” brancos são, na maioria das vezes, larvas de moscas. As moscas possuem o hábito nojento de  colocar seus ovos onde tem comida estragada... Suas larvas tem o hábito de se alimentar de matéria orgânica em decomposição – comida estragada, restos de carnes, frutas e legumes podres. Eu sei, é nojento, mas é assim que tais bichos desenvolvem e se tornam adultos.
Vale muito a pena tomar cuidados especiais com a lixeirinha da cozinha e todas as comidas que estiverem fora da geladeira.

6 comentários:

Patricia disse...

Olá, Liana!
Posso me solidarizar com você, por ter passado pelo mesmo susto/pânico/desgosto, tb. recém-casada, ao acordar uma manhã e encontrar a pia da cozinha "se movimentando", ou melhor, uma OOOooooda de minhocas pálidas, nojentézimas, saindo de dentro de umas 2 panelas que tinha deixado sem lavar após o jantar, e só deixado com um pouco de água no fundo pra "ajudar a desgrudar"(não lembro se de arroz, macarrão...) com as tampas meio encostadas sem cobrir completamente, mas como eram só essas duas peças, confesso que as JOGUEI NO LIXO, pois meu estômago não aguentou lidar com aquela cena em jejum. O estrago feito em uma noite apenas não deve ter sido o mesmo que o do seu final de semana, mas deu pra assustar sim! Quando contei pra minha mãe, ela sugeriu que se acontecesse algo do gênero, que eu jogasse água fervendo como você fez, mas àquelas alturas...(acho que já estava grávida!) segui meu instinto de sobrevivência que falou mais alto!!! Contando, parece impossível que esses pesadelos aconteçam, mas só quem passa por eles é que sabe o horror que causam à "marinheiras de primeira viagem", que nem fraldas ainda lavavam!!!
Bjs,
Pat

Liana Clara disse...

É de fato uma situação "dolorosa"! Confesso que também pensei não só em jogar fora, mas em fugir pra bem longe dali, rsrsrs

Mey disse...

Ai meu Deus D: Isso ja aconteceu comigo. Naum tive coragem de limpar, meu marido que se livrou da infestação, aí so lavei a louça depois de toooodas aquelas coisas gosmentas terem ido embora kk

Mônica Defante disse...

Hoje acordei com a varanda lotada desses vermes não sei de onde eles poderiam ter saído pois na noite passada lavei a varanda toda e me depara pela manhã cheios de bicho na varanda foi doloroso chorei , pois não havia restos de comidas. Oque será que possa ter acontecido ?

Liana Clara disse...

Mônica pode ter vindo da casa de um vizinho que tenha deixado algum alimento apodrecendo e esquecido dela próximo a sua varanda.
Eu me solidarizo com voc~e, é realmente horrível.
Bata na casa vizinha a sua varanda e pergunte se há algo que tenham esquecido se deteriorando por la.
Boa sorte. Um grande abraço. Liana

Anônimo disse...

Gente, Aconteceu comigo tbm! Viajei e esqueci um pedaço de torta de queijo e presunto no forno, moro sozinha. Quando voltei e fui pegar pra lavar a assadeira, tinha todo tipo de fungo do mundo (verde/laranja/branco)... Mas quando tirei a torta, vi que embaixo tinha um monte dessas larvas brancas!!! Joguei o resto da comida com as larvas em um saco, coloquei muita cândida e dei vários nós (tem um site que diz que elas morrem com o vapor que faz). Que nojo! Não vou esquecer de checar a comida e jogar tudo fora nunca mais!!!

Postar um comentário