logo

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Intimidade tem Limite

Ao entrar no banheiro e trancar a porta, comecei a pensar numa virtude pouco usada atualmente e de grande utilidade no desenvolvimento dos filhos e suas virtudes.

Os jovens estão perdendo o pudor, porque não tem com quem aprender e seus ídolos são exemplos negativos nessa área.

Primeiro vamos identificar o que é a virtude do pudor - . discrição, recato, que impede que se diga ou se faça algo que ofenda a decência, a honestidade, a modéstia; pejo, vergonha.

"O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter."-- Sócrates

A intimidade entre os familiares é saudável e necessária para o bom conhecimento entre os membros da família, mas, mesmo entre pais, filhos e irmãos é necessário viver o pudor, o respeito com o próximo começa em casa. Numa casa onde existem meninos e meninas, deve-se cuidar para que cada um tenha a sua privacidade. Isso me faz lembrar um fato que aconteceu com uma amiga ao visitar outra amiga. Chegando à casa da outra, esta senhora ficou muito desconcertada ao ver o filho da dona da casa, só de cuecas, andando pela casa, um menino de 12 anos, já ficando rapazinho. Ao ouvi-la, eu até achei graça, mas depois entendi o constrangimento desta amiga, já senhora, que não fazia parte da tal família, e achou um pouco demais esta falta de pudor praticada ali.

Precisamos ensinar, e também, dar exemplos de pudor, aos filhos. Mostrar que a intimidade tem limite, que temos o direito a certas privacidades e temos que proporcionar isso aos outros com quem convivemos. As portas existem para serem usadas e foram criadas para que tivéssemos estes momentos íntimos, a sós, como: ir ao banheiro para as necessidades pessoais, para trocar as roupas, etc; porque ninguém precisa participar dos nossos momentos de higiene pessoal, dos barulhos, dos cheiros. Isso não é intimidade é falta de pudor e de romantismo numa relação a dois, que vulgariza sem beneficio nenhum para ambos os lados.

Vamos mostrar aos nossos jovens a beleza do mistério humano, de manter em família as mazelas pessoas. E o respeito e a delicadeza entre os familiares, respeitando a privacidade de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário